CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

‘Leasing’ imobiliário em Portugal aumentou 2,38% no primeiro semestre

19 de novembro de 2019

O  ‘leasing’ imobiliário aumentou 2,38%, “acompanhando a importante subida registada na Europa”, segundo a Leaseurope, Federação Europeia das Associações de Empresas de Leasing e Renting.

Apesar da subida no sector imobiliário,em comunicado a Federação indica que a produção de ‘leasing’ em Portugal no primeiro semestre deste ano atingiu 1,8 mil milhões de euros, uma redução homóloga de 2,68%.

O organismo concluiu que a descida se deveu sobretudo ao segmento de equipamentos e veículos, tendo o ‘leasing’ imobiliário aumentado em 2,38%, “acompanhando a importante subida registada na Europa”, segundo a mesma nota.

O ‘leasing’ e o ‘renting’ são duas formas de ter acesso a bens como carros, por exemplo, pagando um aluguer a uma empresa, que pode ter várias modalidades. Também se aplica à habitação.

Em termos europeus, a produção de ‘leasing’ atingiu no primeiro semestre de 2019 “o valor de 183 mil milhões de euros, num crescimento total de 3,42% comparativamente com o período homólogo de 2018”, revelou a Leaseurope.

O sector “demonstrou um crescimento nas principais categoriais em quase toda a Europa”, com “destaque para o 'leasing' imobiliário, que registou um importante aumento de 21,4%”, lê-se no comunicado.

Já no 'leasing' mobiliário, que cresceu no total 3,92%, “o segmento das viaturas registou uma subida de 4,28% e o segmento dos equipamentos aumentou 3,05% em relação ao primeiro semestre de 2018”, de acordo com a mesma nota.

Este inquérito inclui dados dos 31 membros da Leaseurope, de 26 países, incluindo a portuguesa Associação Portuguesa de Leasing, Factoring e Renting (ALF).

Citado na mesma nota, Alexandre Santos, presidente da ALF, diz que, “em Portugal, perspectiva-se um crescimento consolidado até ao final do ano, embora aquém do que se poderia verificar”.

O ‘leasing’ e o ‘renting’, “continuam a ter espaço para crescer como instrumento de apoio à economia portuguesa”, concluiu.

LUSA/DI