CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Investimento em fundos imobiliários subiu 0,4% para 7.685,4 milhões de euros em Setembro

21 de outubro de 2020

Em Setemrbo, o montante investido nos fundos de investimento imobiliário subiu 0,4% para 7.685,4 milhões de euros, de acordo com o relatório da CMVM - Comissão do Mercado de Valores Mobiliários. Já o valor sob gestão recuou 0,04%, face ao mês anterior.

Relativamente ao investimento, apesar da subida global, nos FEII - fundos especiais de investimento imobiliário, o valor caiu 1,4% para 2.387,3 milhões de euros e nos FUNGEPI - fundos de gestão de património imobiliário recuou 0,6% para 345,5 milhões de euros.

No período em análise, os países da União Europeia foram o destino da totalidade do investimento feito em activos imobiliários, tendo 47,3% da carteira dos FII - fundos de investimento imobiliário e FEII abertos sido aplicados em imóveis do sector dos serviços. Os investimentos realizados pelos FUNGEPI destinaram-se sobretudo ao sector do comércio (65,7% do total).

O  valor sob gestão dos FII, dos FEII e dos FUNGEPI atingiu 10.418,1 milhões de euros, menos 4,7 milhões (0,04%) do que em Agosto. 

No mês em análise a Interfundos (13,2%), a Square AM (11,4%) e a Caixa Gestão de Ativos (9,3%) detinham as quotas de mercado mais elevadas.

Em setembro foram liquidados os fundos "Imocrescrente – Fundo de Investimento Imobiliário Fechado" e "Imoprime – Fundo de Investimento Imobiliário Fechado", geridos pela Gesfimo - Espírito Santo Irmãos, Sociedade Gestora de Organismos de Investimento Coletivo, SA., e o fundo "Orey Reabilitação Urbana - Fundo de Investimento Imobiliário Fechado", gerido pela GNB Real Estate – Sociedade Gestora de Organismos de Investimento Coletivo S.A..

No mesmo período, a gestão do "Capital Real I – Fundo Especial de Investimento Imobiliário Fechado", passou da Insula Capital - Sociedade Gestora de Organismos de Investimento Colectivo, SA para a LYNX Asset Managers - Sociedade Gestora de Organismos de Investimento Colectivo, SA..