CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Investimento em fundos imobiliários sobe em Agosto

18 de setembro de 2020

Em Agosto, o valor sob gestão dos fundos de investimento imobiliário atingiu 10.422,8 milhões de euros, mais 27,6 milhões do que em Julho. O investimento foi de 7.654,0 milhões de euros, mais 0,2% do que no mês anterior.

De acordo com os indicadores mensais dos fundos de investimento imobiliário, divulgados hoje pela CMVM - Comisão de Mercado de Valores Mobiliários, no mês em análise, o valor sob gestão dos fundos de investimento imobiliário (FII), dos fundos especiais de investimento imobiliário (FEII) e dos fundos de gestão de património imobiliário (FUNGEPI) atingiu 10.422,8 milhões de euros, mais 27,6 milhões (0,27%) do que em Julho. 

O montante investido nos fundos de investimento imobiliário subiu 0,2% para 7.654,0 milhões de euros. Nos FEII, o valor aumentou 0,4% para 2.421,2 milhões de euros e nos FUNGEPI recuou 0,3% para 347,6 milhões de euros.

Os países da União Europeia foram o destino da totalidade do investimento feito em activos imobiliários, tendo 47,3% da carteira dos FII e FEII abertos sido aplicados em imóveis do sector dos serviços. Os investimentos realizados pelos FUNGEPI destinaram-se sobretudo ao sector do comércio (66,5% do total).

A Interfundos (13,0%), a Square AM (11,3%) e a Caixa Gestão de Activos (9,2%) detinham as quotas de mercado mais elevadas.

Em agosto foram constituídos o fundo de investimento imobiliário "Property Core Real Estate Fund – Fundo de Investimento Imobiliário Aberto", gerido pela Square, e as sociedades de investimento imobiliário "OBVI – SICAFI", gerida pela Insula Capital, e "RTFQSJ – SICAFI", gerida pela LYNX.

No mesmo mês foi liquidado o fundo de investimento imobiliário "Invesfundo VI – Fundo de Investimento Imobiliário Fechado", gerido pela Gesfimo.