CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Internacional

 

Reino Unido vai continuar a liderar o investimento internacional mesmo no pós-Brexit

16 de dezembro de 2020

Depois do Brexit, o Reino Unido vai continuar a liderar a procura de imobiliário residencial por parte de investidores europeus e do resto do mundo. Os cinco principais países para investimento em activos residenciais nos próximos 12 meses são o Reino Unido (33%), França (28%), Alemanha (25%), Espanha (24%) e Itália (18%).

De acordo com o estudo da sociedade de advogados internacional DLA Piper, verifica-se que o mercado é atraente para investimentos futuros, quase três quartos (74%) dos entrevistados planeiam investir em activos residenciais europeus nos próximos doze meses. Destes, quase um terço (29%) espera investir mais em 2021 em comparação com 2020, aumentando em média os activos em quase 30%. Ao investir, a maioria (88%) também escolherá entrar em novos países em parceria com um promotor ou gestor local.

O relatório indica ainda que os activos residenciais tradicionais são a escolha de refúgio preferida para a maioria dos investidores, com quase três quartos (71%) para promover e desenvolver projectos próprios para venda de habitação e arrendamento, enquanto metade (51%) mantém intenção de investir em residências de estudantes e dois quintos (44%) para espaços de lazer para idosos e reformados.

Apesar da persistente pandemia de Covid-19 e da incerteza sobre a forma de recuperação, mais da metade dos entrevistados (55%) sentem-se positivos quanto às perspectivas do mercado imobiliário europeu - com apenas (11%) negativos. As sediadas na China e na UE são as mais positivas, 66% e 57%, respectivamente.

“Os resultados mostram que, apesar dos desafios contínuos da pandemia Covid-19, o mercado imobiliário europeu permanece atraente devido seus fundamentos sólidos, baixas taxas de juros e alto potencial de retorno em comparação com os mercados de acções. O Reino Unido continua a ser um mercado atraente para investimento mesmo após o Brexit, o que deve fornecer a confirmação e a garantia de que o Reino Unido é um centro vital para a actividade e o crescimento”, refere Olaf Schmidt, sócio e responsável pelo imobiliário e diretor administrativo da DLA Piper.