CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Internacional

 

Portuguesa Quadrante ganha projecto de infraestruturas hidráulicas na Tanzânia

20 de abril de 2021

O Grupo Quadrante, através da PROCESL e em consórcio, é responsável pelos projectos dos sistemas de Drenagem e Saneamento Urbano da Cidade de Tanga, no Nordeste da Tanzânia. Financiada pelo Banco Mundial, trata-se de uma obra para o horizonte dos próximos 20 anos e que abrange uma área de 500 km2, beneficiando uma população de 400 mil habitantes.

“A cidade de Tanga é afectada por cheias”, explica Abílio Castro, responsável pela área de Water Utilities do Grupo Quadrante, acrescentando que “o sistema de saneamento comporta apenas 9% da população e apresenta um tratamento muito limitado, com descargas diretamente no Oceano Índico. O Grupo Quadrante assume-se como um parceiro do City Council de Tanga para combater as inundações da cidade, com intervenções na remodelação das infraestruturas existentes e implementação de novas soluções para o Sistema de Drenagem. O projeto inclui cerca de 60 km de novos canais e um conjunto de bacias de retenção, potenciando uma melhoria significativa na vida das populações e com um impacto ambiental muito positivo”.

Os serviços do consórcio incluem a análise preliminar de infraestruturas existentes; análise hidrológica e climática, incluindo a influência das alterações climáticas; desenvolvimento do plano de drenagem e saneamento; projeto conceptual das novas infraestruturas propostas; análise do impacto técnico e económico das intervenções; estudo institucional e de impacto ambiental e social; e desenvolvimento dos termos de referência do projecto de execução e construção.

O Grupo Quadrante tem uma forte presença internacional, com um extenso portfólio no desenvolvimento de grandes infraestruturas hidráulicas em África, mas também na Europa e na América Latina.