CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Internacional

 

 

 

Espanha: Portugal na X Bienal de Restauro e Gestão de Património

14 de outubro de 2016

Portugal é o país-convidado da X Bienal de Restauro e Gestão de Património (AR&PA), que se realiza em Novembro em Valladolid, em Espanha.

Trata-se do maior certame na área do património cultural, que se realiza na Península Ibérica.

A AR&PA é uma iniciativa do Governo Autónomo da Comunidade de Castela e Leão, cujo Director do Património Cultural, Carlos Saiz, afirmou que o lema da bienal é “sociedade e património” e que esta é orientada para diferentes encontros, científicos, culturais, institucionais e empresariais, sendo “uma grande ocasião” para estabelecer uma plataforma entre os que trabalham nos bens culturais e também com os cidadãos.

Carlos Saiz chamou à atenção que 2018 será o “Ano Europeu do Património” e que o Património Cultural emprega directamente mais de 300.000 europeus e, de forma indirecta “entre sete e oito milhões de empregos, em áreas como o Turismo, Transportes, Tradução e Construção”, entre outros.

A Bienal realiza-se de 10 a 13 de Novembro e está prevista a participação de 350 técnicos, 247 empresas, entidades e instituições, e mais de 120 “stands”, segundo dados revelados por Carlos Saiz.

Uma das áreas da Bienal é dedicada ao Emprego, com a participação de escolas de restauro, nomeadamente os Escuelas Talleres del Patrimonio, do Património Nacional de Espanha, entidade da Coroa de Espanha, e este ano, também, da Fundação Ricardo Espírito Santo, de Lisboa.

Além de Portugal como país-convidado, Índia, Estados Unidos, Itália e França são outros países que já confirmaram a sua presença.

 

Premio Internacional AR&PA 2016

 

Durante o evento será outorgado o Premio Internacional AR&PA 2016, galardão criado no ano 2000 e que tem vindo a ser atribuído bienalmente de então para cá.

O regulamento da distinção que premeia as mais destacadas “intervenções e modelos de gestão de um  bem ou conjunto de bens do património cultural” a nível internacional foi publicado a 29 de Abril ha no Boletín Oficial de Castilla y León.

Na edição de 2014, foram galardoados ex-aquo, o Cabildo da Catedral de Tarazona, pelo restauro, difusão e gestão da Catedral de Tarazona e o Museu Naval de Cartagena, pela recuperação e restauração do Submarino Peral.