CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Internacional

 

Compra de hotéis em Espanha está em alta...

14 de julho de 2021

Segundo o mais recente relatório da consultora Colliers, durante os seis primeiros meses do ano o investimento hoteleiro em Espanha está a superar outros mercados europeus, incluindo a Alemanha e o Reino Unido.

Nos seis primeiros meses de 2021, a Espanha conheceu um volume total de investimento hoteleiro de 1094 mil milhões de euros, ultrapassando os 955 milhões de euros registados em todo o ano de 2020.

No total, foram fechados 52 negócios (7.333 quartos) envolvendo a compra de hotéis existentes, edifícios para conversões de hotéis e terrenos para empreendimentos hoteleiros.

Segundo Laura Hernando, directora da divisão hoteleira da Colliers, a explicação deve-se a um diversificado conjunto de factores. "Os fundos de investimento acumularam grandes volumes de capitais precisamente quando estão sob enorme pressão para investir após uma seca de quinze meses, e, por outro lado, há uma necessidade premente de muitas cadeias hoteleiras de desinvestir activos para cobrir a sua quebra de liquidez originada pela pandemia de Covid-19”.

"Tudo isto está a acontecer numa altura em que o financiamento disponível para os compradores é limitado, o que nos leva a acreditar que a actividade de investimento se multiplicará à medida que o crédito começar a fluir novamente" - disse a especialista da Colliers.

Que acrescenta: “O desempenho espanhol explica-se também porque há muita gente na na indústria - investidores, proprietários e operadores - que acreditam que o sector do lazer irá recuperar mais rapidamente”. De acordo com Colliers, 60% dos investimentos na primeira metade de 2021 foram em hotéis de lazer em comparação com 40% no segmento urbano, com muitas transacções a terem lugar em zonas turísticas.

Ainda segundo o estudo da Colliers, há razões para estar optimista em relação aos próximos seis meses, “com transacções em curso de cerca de 2 mil milhões de euros.