CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Internacional

 

Casas de férias nas Caraíbas são as mais desejadas e exclusivas do mundo

20 de junho de 2022

Há muitos anos que a região tem uma reputação como cenário paradisíaco para inúmeros filmes de Hollywood, conta também com a reputação de el dorado e de um retiro para High Net Worth Individuals (HNWI), celebridades de alto nível e aristocratas europeus. 

Segundo a Engel & Völkers, rede de mediação de propriedades residenciais premium, imóveis comerciais, iates e aeronaves executivas, as Caraíbas são um dos mercados mundiais de segundas casas mais exclusivos do mundo, uma vez que combinam os benefícios de um estilo de vida exclusivo com uma grande variedade de tesouros culturais e de actividades de lazer. Os clientes dos EUA e Canadá constituem a maioria dos compradores nas Caraíbas, devido às ligações aéreas diretas e às distâncias curtas e convenientes. "Com o desejo de viajar para destinos longínquos que se acumulou nos últimos anos, veremos um aumento da procura de potenciais compradores da Europa e da Ásia num futuro próximo", diz Anthony Hitt, Presidente e CEO Engel & Völkers Américas. 

Bahamas: Preços elevados para residências de luxo e ilhas privadas 

Para a Engel & Völkers, localizadas junto à costa da Florida, as Bahamas são um dos destinos mais desejados do mundo. O clima tropical disponível todo o ano torna o arquipélago especialmente apelativo para famílias e empresários afortunados. Com a sua história rica e turbulenta como refúgio de piratas, e cenário de vários clássicos de Hollywood, as Bahamas têm um fascínio especial para os clientes internacionais. "O arquipélago é pioneiro mundial no que diz respeito à banca digital e é um dos poucos lugares no mundo onde a legislação acomoda as exigências da indústria cripto. A FTX, a segunda maior plataforma cripto do mundo, reflectiu isso através da relocalização da sua sede para as Bahamas. Isto reforça o apelo destas ilhas, que estão a ser consideradas como residência principal para um número crescente de proprietários-residentes e investidores", revela Colin Lightbourn, License Partner da Engel & Völkers nas Bahamas.

Os preços mais altos estão actualmente a ser registados na ilha de New Providence, onde magníficas propriedades à beira-mar em comunidades como Lyford Cay, Ocean Club Estates, e Albany estão a ser vendidas a um ritmo nunca antes visto. As principais propriedades à beira-mar vendidas nestas comunidades privadas, todas com a sua própria marina, campo de golfe, e clubhouse, variam entre 20 e 30 milhões de dólares americanos (aproximadamente 18,77 milhões a 28,15 milhões de euros). Na Ilha Paradise, que fica mesmo ao largo de Nassau e está ligada à capital através de duas pontes, as villas dentro da comunidade privada do lendário "Ocean Club" estão a ser vendidas entre 2 a 3 milhões de dólares americanos (aproximadamente 1,88 a 2,82 milhões de euros). 

Ilhas Caimão: O Porto seguro para investimentos imobiliários 

No ocidente das Caraíbas, a sul de Cuba, encontram-se as Ilhas Caimão. As Caimão são constituídas por três ilhas: Cayman Brac, Grand Cayman, e Little Cayman. Os compradores são atraídos pela discrição que caracteriza o arquipélago e a sua posição neutra em termos fiscais e de segurança. Atualmente, a maioria dos clientes vem dos EUA (70%) e do Canadá (30%). Estes clientes têm geralmente um património superior a 20 milhões de dólares americanos (aproximadamente 19,12 milhões de euros). "Os amantes da natureza e os entusiastas dos desportos aquáticos que estão ansiosos por explorar estarão certamente no seu habitat em Grand Cayman, assim como os mais cosmopolitas que gostam de refeições gourmet e de luxo. As propriedades são diversas, desde propriedades rurais tradicionais a elegantes villas recém-construídas, e condomínios de design ultramoderno à beira-mar", diz Heidi Kiss, License Partner da Engel & Völkers nas Ilhas Caimão.

Na localização privilegiada de Crystal Harbour, uma área residencial perto da procurada Seven Mile Beach de Grand Cayman, as moradias com terreno e interiores de grande qualidade mudaram de mãos em 2021 por cerca de 15 milhões de dólares americanos (aproximadamente 14,08 milhões de euros). Em George Town, a capital da ilha conhecida pelo seu sector financeiro e bancário, os compradores optam principalmente por condomínios chave na mão em complexos residenciais que oferecem um serviço de concierge interno e comodidades gastronómicas. Propriedades deste calibre foram vendidas em 2021 por preços máximos de 21.528 dólares americanos por metro quadrado (aprox. 20.203 euros). 

Turcas e Caicos: Paraísos exclusivos à beira-mar de tranquilidade e com procura máxima  

As Ilhas Turcas e Caicos são dos lugares mais bonitos das Caraíbas, atraindo uma série de celebridades e empresários com as suas praias de areia branca e uma vasta oferta de spa e desportos aquáticos. O território britânico ultramarino situa-se a sudeste das Bahamas e é constituído por cerca de 40 ilhas no total. "Os investidores estão particularmente interessados em propriedades recentemente construídas em complexos residenciais exclusivos que combinam os benefícios da máxima privacidade com todas as comodidades de uma comunidade de resorts", diz Chuck Misick, Engel & Völkers License Partner nas Ilhas Turcas e Caicos, acrescentando: "Os clientes que procuram uma segunda casa para si próprios e para a sua família nas Ilhas Turcas e Caicos tendem a procurar propriedades de prestígio à beira-mar com comodidades de primeira qualidade. Os compradores estão extremamente interessados em ter jardins com piscina e preferem propriedades com um ginásio e uma área de spa privada". As residências de luxo na mundialmente famosa Grace Bay em Providenciales são especialmente desejadas.

A ilha é conhecida internacionalmente como "Provo" e considerada como o centro comercial das Ilhas Turcas e Caicos. Nesta área, as villas exclusivas à beira-mar alcançaram preços de até 19,5 milhões de dólares americanos (aproximadamente 18,3 milhões de euros) no ano passado. Para apartamentos premium, os preços por metro quadrado podem atingir os 10,857 dólares americanos (aprox. 10,188 euros). Os preços elevados na ilha principal estão a levar um número crescente de compradores a voltarem a sua atenção para as Caicos do Norte ou do Sul. 

Outlook: tendência de crescimento vai continuar   

Devido à volatilidade dos mercados bolsistas, o sector imobiliário continua a ser um porto seguro para o investimento, e os HNWI estão a voltar cada vez mais a sua atenção para os investimentos em propriedades de férias nas Caraíbas, quer para uso pelos proprietários, quer para arrendamento. "O boom no mercado premium das Caraíbas continua sem parar, ainda impulsionado pela procura consistentemente forte dos clientes internacionais", diz Anthony Hitt. Os consultores imobiliários da Engel & Völkers estão a registar um interesse crescente por parte de potenciais compradores ricos da Europa e Ásia, que estão agora a apostar, em particular, nas Antilhas Menores.