CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Internacional

 

Aumentam os riscos de crédito no sector da construção

10 de março de 2020

O sector enfrenta em todo o mundo níveis de concorrência elevados, margens reduzidas, atrasos dos compradores públicos e taxas de insucesso empresarial elevadas, revela o mais recente relatório da Crédito y Caución.

“Os longos prazos de pagamento, os problemas de fluxo de caixa e a debilidade financeira dos pequenos operadores no sector da construção são um problema em quase todos os mercados”, salienta o relatório.  A construção continua a ser um sector cíclico cujo rendimento está estreitamente ligado ao crescimento económico de um país. Os riscos de baixa nas previsões económicas mundiais, que poderiam afectar negativamente os investimentos e a confiança em todos os mercados, afectariam, em última instância, os resultados do sector da construção em muitos países”, acrescenta.

Em Espanha, o relatório prevê que o crescimento do sector abrande em 2020 e 2021, em consonância com o menor crescimento económico. O risco de crédito deteriorou-se em especial no segmento da construção residencial, num contexto de margens muitos estreitas, forte concorrência e incertezas relacionadas tanto com a evolução dos preços de venda como com a procura. A duração média dos prazos de pagamento em Espanha é elevada, em torno dos 100 dias. O relatório salienta que os níveis de incumprimento e de insolvência aumentaram desde o segundo semestre de 2019 e situam-se já muito acima dos registados noutros sectores de actividade.