CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Hospital do Seixal: uma urgência há 20 anos adiada

23 de outubro de 2019

A Câmara Municipal do Seixal aprovou hoje, em reunião de câmara, uma tomada de posição em que reivindica a urgência da construção do novo hospital. O documento aprovado refere “as muitas necessidades que o concelho tem na área da saúde e a falta de investimento do Governo”, destacando a construção do hospital como uma necessidade urgente que não pode ser mais adiada.

O presidente da Câmara Municipal do Seixal, Joaquim Santos, referiu a este propósito que "esta é uma reivindicação com quase duas décadas, cuja necessidade está tecnicamente fundamentada sendo visível o estado caótico actual e a incapacidade de o Estado garantir à população o acesso a cuidados de saúde condignos".

 

Enquadramento orçamental... sem «cativações»

Recorde-se que o processo do hospital no concelho do Seixal mereceu, em Dezembro de 2015, a aprovação de uma resolução por parte da Assembleia da República no sentido da sua urgente construção, pela importância que assume na rede de cuidados públicos de saúde. No entanto, “passados quatro anos e uma legislatura, ainda nem o projecto do hospital foi seleccionado” - refere a autarquia em comunicado.

Durante a reunião de câmara, Joaquim Santos reforçou ainda que "o novo Governo, e em particular o senhor primeiro-ministro já indigitado, tudo tem de fazer para que este processo não pare. Estamos perante um investimento que necessita de enquadramento orçamental, sem cativações ou outros mecanismos financeiros que, na prática, venham atrasar ainda mais a sua execução".

O documento hoje aprovado reforça ainda que a construção do hospital no Seixal, protocolada em 2009 com a assinatura de um Acordo Estratégico com o então Ministério da Saúde e a posterior adenda a esse Acordo, em 2018, com um aumento considerável das responsabilidades e obrigações da Câmara Municipal do Seixal, é peça fundamental para a melhoria da dignidade e das condições de vida das populações, bem como para a resolução dos problemas estruturais do Hospital Garcia de Orta e dos cuidados de saúde na região.