CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

HipoGes aumenta volume de activos sob gestão e ultrapassa os 21.000 milhões de euros

17 de dezembro de 2020

Em Portugal, a HipoGes abriu uma nova linha de negócio de gestão de imóveis residenciais para arrendamento e fecha a transacção NATA, uma carteira adquirida por KKR avaliada em mais de 300 milhões de euros.

Servicer de referência no sector de Asset Management e com uma presença cada vez mais sólida na Europa, a HipoGes assegura uma posição de liderança em Portugal e Espanha ao conseguir ganhar a gestão de novos activos de diferentes tipologias e somar novos clientes, mesmo em contexto de pandemia. A assinatura de várias carteiras de dívida foi o que mais contribuiu para o aumento do volume de activos sob gestão que ultrapassa já os 21.000 milhões de euros.

A par disso, a HipoGes expande a gestão de REOs dispersos a novos clientes, um feito que, segundo o Associate Director Real Estate Jose Aycart, permite “reafirmar a liderança no setor de gestão de carteiras e fundos de investimento”. O servicer continua activo no mercado de activos distressed - um mercado que também foi afectado pela pandemia e que voltou a mexer no último trimestre - e onde esperam ganhar a gestão de duas carteiras mais próximo do final do ano.

HipoGes em Portugal: abertura de nova linha de negócio e conclusão da transacção NATA marcam 2020

Num ano que se revelou bastante positivo para a HipoGes em Portugal, é de destacar a abertura de uma nova linha de negócio com a gestão de 170 milhões de euros de imóveis residenciais para arrendamento. Trata-se de uma carteira cedida à HipoGes para gestão por parte de um fundo norte-americano que adquiriu umas das principais seguradoras no país. Ainda em 2020, conclui-se a transacção NATA, uma carteira adquirida por KKR e titularizada por Ares Luistani STC, avaliada em mais de 300 milhões de euros, num perímetro total de 1.300 milhões de euros.

Já em Espanha, o servicer incorpora uma carteira de dívida hipotecária residencial com um volume que permitirá alcançar os 750 milhões de euros, sendo que no último trimestre do ano adicionou à sua actividade uma carteira de dívida a PMEs na ordem dos 250 milhões de euros. As duas carteiras contam com ativos imobiliários de diferentes tipologias distribuídos por todo o território nacional. A HipoGes conseguiu consolidar também a sua posição como servicer para entidades financeiras, graças à gestão de uma carteira para um importante banco nacional. O projecto engloba a gestão de dívida (com ou sem garantia) a PMEs no valor de quase 150 milhões de euros.

Estrategicamente, o grupo abriu também este ano um escritório de menor dimensão em Múrcia para a gestão de um conjunto de activos localizados na comunidade. “Um marco que representa para a HipoGes a possibilidade de gerir um conjunto de activos com tipologias próprias da actividade da região. Hotéis, campos de golf, espaços comerciais, para arrendar, andares e residenciais”, avança Luis Isaac Ramírez, Associate Director Real Estate.