CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Herdade da Comporta já é do consórcio Amorim/Vanguard

14 de novembro de 2019

O consórcio Amorim/Vanguard concluiu hoje a compra dos activos da Herdade da Comporta à Gesfimo, depois da assinatura da escritura relativa à aquisição por 157,53 milhões de euros, foi hoje anunciado em comunicado. Que afirma: “O consórcio Vanguard Properties e Amorim Luxury adquiriu hoje à Gesfimo os activos imobiliários do Fundo da Herdade da Comporta. Estes activos, denominados Comporta Dunes e Comporta Links, totalizam cerca de 1.380 hectares de área de desenvolvimento e floresta”, lê-se na nota de imprensa.

Segundo o comunicado, “fica, assim, concluído um longo trabalho de negociação e formalização do processo de aquisição que vai permitir o desenvolvimento de toda uma região, criando emprego, oferta turística de altíssima qualidade, tudo num contexto de respeito pela vida, pelos ecossistemas, e pela sustentabilidade futura”.

Na mesma nota, o consórcio vencedor do processo detalha que “a escritura pública foi celebrada nas instalações da Deloitte Consultores, entidade que supervisionou o processo concursal iniciado em Agosto de 2018”.

A assinatura esteve marcada para 28 de Outubro, mas acabou por ser adiada para hoje. O atraso esteve relacionado com o facto de estarem a ser “finalizados os procedimentos relacionados com as servidões administrativas”, ou seja, limitações em favor de outras entidades, na região, salientou fonte do consórcio à agência Lusa.

 

Um investimento previsto superior a 1000 milhões de euros

A assembleia-geral de participantes da Herdade da Comporta aprovou em 27 de Novembro do ano passado a venda dos ativos da propriedade ao consórcio Amorim/Vanguard. O preço final do negócio foi fixado em 157,526 milhões de euros.

“A aprovação pela assembleia-geral de participantes da venda dos activos da Herdade da Comporta ao consórcio em que estamos, ao lado da Vanguard Properties, é um passo decisivo num longo processo em que nos envolvemos com empenho e sentido de responsabilidade”, afirmou, na altura, em comunicado a empresária Paula Amorim, que integra o agrupamento.

Um mês antes, em 28 de Outubro, a Gesfimo, entidade gestora da Herdade da Comporta, assinou um “contrato promessa de compra e venda” da propriedade com o consórcio Amorim/Vanguard.

Em Novembro do ano passado, o consórcio Amorim/Vanguard anunciou, por sua vez, que iria investir mais de mil milhões de euros na Comporta, num prazo de 10 a 15 anos, segundo avançou José Cardoso Botelho, ‘managing director’ da Vanguard Properties.

“Nos primeiros cinco anos temos um projecto de investimento na ordem dos 300 milhões de euros, mas o valor global ultrapassará em muito os mil milhões de euros”, adiantou então o gestor.

José Cardoso Botelho explicou que “um projecto como este nunca durará menos do que 10 a 15 anos, é uma área muito grande, tem que ser feito paulatinamente e adaptado às necessidades”.

O responsável pela área administrativa (‘managing director’) da Vanguard Properties disse ainda que “nos primeiros três anos haverá hotéis e condomínios, emprego e riqueza para a região”, detalhando que, “em termos de construção, [o projecto] não empregará menos de mil pessoas, sendo o trabalho permanente, em cinco anos, de duas a três mil pessoas”.

A Herdade, do universo Grupo Espírito Santo, estava à venda há vários anos.

Lusa/DI