CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Gaia quer transformar oficinas camarárias em incubadora de empresas

19 de novembro de 2019

A Câmara de Vila Nova de Gaia quer transformar as oficinas camarárias numa incubadora de empresas, revelou o presidente do município, admitindo que o projecto implica um processo de negociação com o fundo que detém os imóveis. O espaço é detido pelo FundGer, um fundo imobiliário da Caixa Geral de Depósitos.

As oficinas da Câmara de Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, localizam-se na Avenida Vasco da Gama, ao lado do quartel dos Bombeiros Sapadores.

Segundo o presidente da autarquia, Eduardo Vítor Rodrigues (PS), que falava em reunião camarária, actualmente a câmara paga 45 mil euros mensais de renda das oficinas e 55 mil pelo quartel.

"O projecto é criar ali [oficinas] uma incubadora de empresas à semelhança da que a INOVAGAIA [Associação para o Centro de Incubação de Base Tecnológica de Vila Nova de Gaia] gere em S. Félix da Marinha. Existia para ali um plano de urbanização com construção de 13 pisos. Agora é impensável. A ideia é criar um espaço para ‘startups' e novas tecnologias", revelou Eduardo Vítor Rodrigues.

O autarca também quer criar uma Escola de Artes e Ofícios dedicada a profissões como calceteiros, carpinteiros e serralheiros, cujos “formandos ficarão fidelizados ao município”.

"Actualmente temos um carpinteiro e somos obrigados a fazer ‘outsourcing' e depois as pessoas não percebem determinados valores ou problemas burocráticos que estão associados a contratações fora", disse o presidente da câmara.

Na sessão de camarária também foi aprovado o projecto de construção de um ginásio escolar no valor de 600 mil euros no Meiral, freguesia de Canidelo.

O equipamento vai servir os alunos da Escola do Meiral, Agrupamento de Escolas D. Pedro I e Escola Secundária Inês de Castro, bem como a Associação Recreativa de Canidelo que cederá o terreno.

À margem da sessão, Eduardo Vítor Rodrigues estimou que a obra comece no início de 2020 e esteja pronta a tempo do próximo ano lectivo.

Foram também aprovados os lançamentos de concurso para o multiusos de Canelas, uma obra de mais de um milhão de euros, bem como para o pavilhão municipal do Olival, no valor de 1,3 milhões de euros, projectos apresentados à comunidade em Maio.

Lusa/DI