CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Fábrica Confiança já é Monumento de Interesse Público

19 de outubro de 2020

A Saboaria e Perfumaria Confiança, popularmente conhecida por Fábrica Confiança, fundada em Braga no ano de 1894, acaba de ser declarada Monumento de Interesse Público.

A Plataforma Salvar a Fábrica Confiança tinha pedido a classificação e entregou a respectiva documentação em Outubro de 2018. A portaria com a classifiicação, assinada pela secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural, Ângela Carvalho Ferreira, foi publicada esta segunda-feira em Diário da República.

A portaria enumera as razões que levaram à classificação do único exemplar da arquitectura industrial de Braga, com origens no século XXI. A Saboaria e Perfumaria Confiança foi fundada no ano de 1894, tendo funcionado desde esta data, e até 2005, ano do seu encerramento, nas instalações da Rua Nova de Santa Cruz, que foram sendo sucessivamente acrescentadas e remodeladas.

"A oficina primitiva deu lugar, em 1929, a um novo edifício, conhecido como Fábrica Confiança, dotado de uma impressiva frente urbana, bem representativa da arquitectura industrial oitocentista, que em muito contribuiu para a definição urbanística do eixo viário principal e de toda a envolvente, onde se concentravam outrora diversas unidades fabris. Este autêntico parque industrial, integrando uma série de pavilhões e logradouros, incluindo espaços sociais, foi sendo progressivamente abandonado, à medida que a laboração da Confiança passava para infraestruturas mais modernas, num movimento que decorria a par do desaparecimento do tecido industrial tardo-oitocentista de Braga", pode ler-se no Diário da República. Mais se argumenta: "o edifício da Fábrica da Saboaria e Perfumaria Confiança, bem como o espólio que ainda se conserva, do qual faz parte um importante arquivo, representa, assim, o último testemunho bracarense de um património do qual existem cada vez menos vestígios. Porém, a sua dimensão histórica e social não se esgota na história da industrialização da cidade, e nem sequer no período oitocentista, mas respeita a todo o Norte de Portugal, e a uma cronologia que se alarga, provavelmente, a épocas bem mais remotas, havendo razões para acreditar que no local ainda se conserva parte da Via Romana XVII, que ligava Braga a Astorga".

Recorde-se que no início de 2020 a Câmara Municipal de Braga realizou duas hastas públicas para vender o edifício municipal que agora está classificado como Monumento de Interesse Público. Não surgiu qualquer comprador.

Vários sectores de movimentos cívicos, culturais e patrimoniais têm apelado a que a Fábrica Confiança seja transformada num centro cívico e cultural, aberto a toda a cidade e que respeite a memória industrial. Em Junho de 2019 a Plataforma Salvar a Fábrica Confiança apresentou à Câmara Municipal e ao Ministério da Cultura o "Confiança CCC", um projecto comunitário de criação de um centro cívico e cultural que pressupõe um reduzido - ou até mesmo nenhum - investimento municipal.