CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

FMI preocupado com o mercado imobiliário em Portugal

23 de fevereiro de 2018

No relatório sobre a sexta avaliação pós-programa divulgado hoje, o Fundo Monetário Internacional - FMI pede ao Governo que monitorize de perto o mercado imobiliário.

O FMI revela que apesar de o crescimento do PIB 2,5% ter sido suportado em parte pelo incremento do sector da construção e por projectos ligados ao turismo e para habitação, reconhece que os preços imobiliários residenciais aumentaram cerca de 20% em termos reais desde 2013 em comparação com 7% na área do euro, atingindo o nível de 2009.

Mesmo que esse aumento seja suportado parcialmente pela compra de habitaçãp por estrangeiros, verifica-se que uma crescente participação das transacções imobiliárias são financiadas por empréstimos bancários (45% no segundo trimestre de 2017). Devido a esta situação, o Banco de Portugal anunciou algumas medidas de restrição para novos empréstimos. 

Mesmo assim, o FMI alerta o Governo: "É necessário monitorizar de perto o aumento dos riscos do mercado imobiliário". A instituição liderada por Christine Lagarde adianta ainda que embora o aumento recente do preço da habitação não ter sido proveniente do crédito, "as autoridades devem permanecer vigilantes e devem estar prontas para tomar medidas macroprudenciais adicionais, se necessário, para evitar a acumulação de desequilíbrios e fortalecer a resiliência dos bancos e dos devedores".