CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Escritórios

 

Coworking continua a conquistar o mercado de escritórios

10 de abril de 2019

As cidades de Amesterdão, Estocolmo, Helsínquia e Dublin estão entre os próximos destinos europeus preferidos para espaços de coworking e de escritórios flexíveis mas Lisboa também comneça a atrair atenções, ocupando no entanto ainda o 37º lugar.

De acordo com a mais recente publicação da Cushman & Wakefield, “European Coworking Hotspot Index”, o coworking ou escritórios flexíveis são uma nova abordagem ao conceito de escritórios - consistem em espaços geridos por operadores especializados que oferecem aos seus utilizadores um conjunto de serviços acrescido à simples disponibilização do espaço, bem como uma muito maior flexibilidade em termos de contrato.    

A rápida expansão destes conceitos nos últimos anos alterou significativamente o funcionamento dos mercados globais de escritórios, justificando a realização desta publicação que analisa o mercado de espaços de trabalho flexíveis na Europa, avaliando o estado actual do sector e identificando as localizações com maior potencial de crescimento no futuro.

No que se refere à oferta actual deste novo formato de escritórios, Londres encontra-se no topo da lista, com Amesterdão, Paris, Estocolmo e Berlim as restantes cidades no top 5 do ranking. O relatório da C&W refere que o caso de Amesterdão é particularmente relevante, por ser o mercado da Europa com o maior peso relativo deste formato, que representa na cidade 6% do total da oferta de escritórios, face a uma média europeia de 2%.

Segundo Marta Esteves Costa, Directora de Research da Cushman & Wakefield, “o crescimento do coworking está a forçar operadores e proprietários a repensar todo o design e fit-out dos espaços tradicionais de escritórios para acomodar as necessidades deste novo tipo de ocupação.”

No “European Coworking Hotspot Index” Lisboa ocupa o 37º lugar em termos de potencial para o desenvolvimento de espaços de coworking, posto pouco representativo, e em grande parte impactado pela reduzida dimensão da nossa economia e do mercado de escritórios. Ainda assim outros factores como a legislação pouco flexível do mercado de trabalho, penalizam igualmente uma abordagem menos convencional ao mercado de trabalho.

Lisboa conta hoje com uma oferta de coworking que ronda os 50.000 metros quadrados, representando menos de 1% da oferta total da cidade. No entanto, o dinamismo do sector neste último ano foi evidente, comprovado pelo peso que este formato teve na procura total de escritórios, próximo dos 9%.

“A transformação a que temos vindo a assistir na cidade de Lisboa, pautada por um crescimento significativo das áreas tecnológicas e por uma abordagem cada vez menos tradicional ao mercado de trabalho, vai certamente impactar o crescimento dos espaços flexíveis, sendo expectável que no futuro Lisboa suba no ranking do potencial de desenvolvimento de espaços de coworking”, conclui Marta Esteves Costa. 

A C&W monitoriza 11 milhões de metros quadrados de espaços de coworking, escritórios com serviços partilhados e espaços flexíveis, possuindo assim informação valiosa sobre este sector. Londres é a cidade europeia com maior actividade a este nível:  neste mercado o coworking representa hoje 4,6% da oferta total de escritórios, ou mais de 1,1 milhões de metros quadrados. A cidade de Nova York revela também um peso importante deste novo conceito de escritórios; em conjunto, ambas as cidades, Londres e Nova Iorque, representam 22% da oferta total de coworking do mundo.