CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Diária do Alojamento Local no Porto é de 71,8 euros, menos sete em relação a Lisboa

18 de outubro de 2019

A diária média mensal do alojamento local no Porto, em Julho, foi de 71,8 euros, ficando pouco mais de sete euros abaixo dos 79,1 euros que a diária atingiu em Lisboa no mesmo mês.

Os dados resultam do novo SIR-Alojamento Local, que acompanha o desempenho deste mercado em Lisboa e no Porto em termos de preços praticados, taxas de ocupação, níveis de oferta e volume de negócios, à escala de bairro e com uma monitorização diária. Este novo sistema está a ser desenvolvido pela Confidencial Imobiliário desde início do ano, com o apoio das autarquias de Lisboa e Porto. A diária média mensal tem por referência uma estada de duas noites para duas pessoas em apartamentos T0 a T1 e resulta da recolha de informação sobre os fogos colocados em regime de alojamento local, anunciados nas principais plataformas online. Na gama alta do alojamento local (avaliada pelo percentil 95 dos valores), a aproximação entre Lisboa e Porto é ainda mais evidente.

Em Julho, apenas seis euros diferenciam os 119 euros praticados no Porto nesse segmento dos 125 euros observados em Lisboa. “Sendo o turismo uma actividade de crucial importância para a determinação do valor do imobiliário em Lisboa e no Porto, era crítico para os operadores aceder a métricas de desempenho relativas aos preços praticados, taxas de ocupação, níveis de oferta e volume de negócios, entre outros indicadores, numa malha urbana fina, à zona. O novo SIR-Alojamento Local vem dar estas respostas e ganha especial relevo pelo facto de produzir dados que assentam no mesmo zonamento do SIR – Reabilitação Urbana, a partir do qual se acedem aos preços de transacção. Dessa forma, passa a ser fácil relacionar o valor de investimento com o rendimento gerado (revpar)”, refere Ricardo Guimarães, director da Confidencia Imobiliário, a propósito do novo SIR-Alojamento Local.