CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

 

DCS – Digital Construction Services é a nova empresa da Engexpor para o mercado imobiliário

21 de abril de 2021

A Engexpor, grupo empresarial português de Gestão de Projetos e Gestão da Construção, lança uma nova unidade de negócio, a DCS – Digital Construction Services, com serviços de inovação e tecnologia para todas as áreas do imobiliário, desde a fase de concepção e projecto, passando pela fase de construção, terminando na fase de operação dos activos. 

Os serviços são direcionados para todos os players do mercado imobiliário, tais como promotores imobiliários, gabinetes de projeto, empresas de construção, empresas de asset e facility management. Esta nova unidade, que resulta da autonomização de um departamento da Engexpor, será liderada por Bruno Matos, na qualidade de Managing Diretor da DCS, quadro do Grupo com uma ampla experiência em diversas áreas com especial enfoque em BIM (Building Information Modeling).

Para Miguel Alegria, CEO da Engexpor, “a DCS – Digital Construction Services vem dar uma resposta mais dedicada a um serviço que já era prestado anteriormente, mas que pela sua especificidade e alcance, justifica a criação de uma nova empresa. Desta forma, está aberta a possibilidade da contratação deste serviço especializado de uma forma independente do serviço de Gestão de Projeto e Gestão da Construção. A DCS permite-nos complementar a oferta da Engexpor e dar mais um passo importante em direção ao futuro da indústria da Arquitetura, Engenharia, Construção e Operação (AECO)”.

A DCS conta com serviços e aplicações digitais para a gestão abrangente e integrada da informação, das tarefas e da comunicação, ao nível do indivíduo, da equipa e da organização. Estes serviços incluem ferramentas BIM (Building Information Modeling), aplicáveis ao ciclo de vida do projeto, desde a fase de conceção até à entrega final da obra, com funções de modelação, análise, coordenação, otimização, simulação e documentação.

Segundo Bruno Matos, Managing Diretor da DCS, “é com muito orgulho e entusiasmo que abraço a liderança da DCS. Esta representa a vontade de acrescentar valor às empresas, activos e projectos, que venham a trabalhar connosco, por meio de métodos e técnicas sustentadas em tecnologias de informação inovadoras. A importância da coordenação de projetos é frequentemente reconhecida apenas quando algo de errado acontece, existindo a tendência de transferir erros de concepção, medição e outros para a fase de construção. Os gestores de projecto têm a oportunidade de mitigar estas ineficiências por recurso à metodologia BIM, desde que previamente definidos os requisitos contratuais apropriados para promover a colaboração entre as equipas de concepção e construção.”

Com vários anos de experiência no sector, o Managing Diretor da DCS, Bruno Matos, tem um profundo conhecimento da metodologia BIM, enquanto membro da Comissão Técnica BIM Portuguesa (CT197), onde integra as Tasks Forces de Contratação BIM e do Plano de Execução BIM (PEB), sendo o representante pela área de Construção.