CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

'Corrida' aos vistos Gold em Portugal de cidadãos de Hong Kong

16 de agosto de 2019

Com a tensão política instalada nos últimos meses em Hong Kong, os consultores de imobiliário internacional viram um aumento considerável de procura por casa em Portugal por parte de cidadãos e investidores ricos daquele território.

Segundo escreve o South China Morning Post, os analistas referem o baixo custo de vida de Portugal, o clima mediterrâneo, a história e o alto padrão de segurança são vistos como atraentes para os cidadãos e investidores de Hong Kong.

"As investigações de Hong Kong sobre a propriedade em Portugal, terra natal do super-astro de futebol Cristiano Ronaldo, aumentaram nos últimos meses, com os moradores e investidores ricos pedindo por uma residência alternativa face à crescente tensão política na cidade, revelaram os analistas", escreve o South China Morning Post.

Binoche Chan, director de operações da List Sotheby's, referiu também ao jornal de Hong Kong: “Já vimos mais inquéritos sobre propriedades de Portugal de compradores de Hong Kong nos últimos meses. Muitos vêem a residência portuguesa como uma opção alternativa na Europa. Os requisitos de entrada são relativamente baixos em relação a outros destinos populares".

Segundo o portal de propriedades Juwai.com, os Hong Kong e os chineses do continente investiram 300,2 milhões de dólares (cerca e 270 milhões de euros) em Portugal através do seu programa de vistos de ouro em 2018.

Georg Chmiel, presidente executivo da Juwai, explica que “nove em cada dez desses dólares foram para o sector imobiliário. Desde o início do programa, os cidadãos chineses receberam 60% de todos os vistos emitidos. Os chineses investiram cerca de 2,8 mil milhões de dólares (1.7 mil milhões de euros) através do programa de vistos dourados ”.

O jornal indica ainda que de Abril a Junho, a procura chinesa e de Hong Kong por imóveis em Portugal saltou 40,4% em relação ao ano anterior, o maior número de consultas em qualquer trimestre desde 2016.

David Lesperance, sócio-gerente da Lesperance & Associates, salienta ainda que “em 2019, mais inquéritos de cidadania são provenientes de Hong Kong do que qualquer outro território asiático, incluindo a China continental. Em Hong Kong, a maioria das pessoas com alto património líquido está decidindo agora que precisa de um plano de reserva e uma residência no exterior, caso precisem deixar a cidade apressadamente".

“Para alguns, a Europa é um destino óbvio. Portugal é, juntamente com a Grécia, a maneira mais fácil e barata de obter residência permanente na Europa”, admite.

A Henley & Partners, uma consultoria especializada em questões de residência e cidadania, observou um "pico abrupto" em pesquisas recentes de Hong Kong, com um aumento de 260% em Junho em relação ao ano anterior. O número de consultas em Julho mais que duplicou em relação a Junho.