CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Consumada “parceria estratégica” entre a Mota Engil e a chinesa CCCC

27 de novembro de 2020

A Mota-Engil anunciou hoje ter concluído o acordo de parceria estratégica e de investimento com a China Communications Construction Company (CCCC), encaixando 169,4 milhões de euros com a entrada do novo accionista no capital do grupo.

Segundo informação divulgada hoje ao mercado, "no âmbito do acordo, a Mota Gestão e Participações SGPS, S.A. (MGP), aceitou vender à CCCC 55 milhões de acções ao preço de 3,08 euros por acção", o que perfaz 169,4 milhões de euros.

"A efectividade do acordo está, porém, dependente da verificação de várias condições precedentes, de índole legal e contratual, entre as quais se incluem a aprovação ou o consentimento por parte de diversas Entidade Públicas e a confirmação por parte da Comissão do Mercados de Valores Mobiliários (CMVM) de que o Acordo e as operações nele previstas não impõem para a CCCC a obrigação de lançamento de uma Oferta Pública de Aquisição", lê-se no comunicado divulgado hoje.

Em breve, refere o comunicado, “a assembleia-geral da Mota-Engil será convocada para autorizar o Conselho de Administração a aprovar o aumento de capital, nos termos e condições a decidir por este órgão no momento oportuno”.

A China Communications Construction Company, Ltd. (CCCC) é uma empresa multinacional de engenharia e construção de propriedade estatal, de capital aberto. Tem cerca de 118 mil empregados e factura actualmente ano cerca de 70 mil milhões de dólares (59 mil milhões de euros). É considerada a 4.ª maior empresa de construção da República Popular da China.

Lusa/DI.