CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Como ter acesso aos fundos europeus? FI Group e LLYC ajudam empresas no processo

4 de março de 2021

A FI Group e a LLYC acabam de lançar uma parceria que pretende ajudar empresas e organizações a terem acesso aos fundos europeus, nomeadamente ao programa Next Generation EU e ao quadro financeiro plurianual.

Num momento em que o financiamento europeu pode ser decisivo para o desenvolvimento da competitividade do país, a solução integrada das duas empresas pretende apoiar o desenvolvimento de projectos estratégicos, agilizar os processos de candidatura e valorizar o posicionamento e comunicação das empresas e organizações que se candidatam aos fundos comunitários junto dos seus diferentes stakeholders.

Esta unidade conjunta dedicada aos fundos europeus junta a experiência técnica e internacional da FI Group, líder na gestão da inovação e captação de investimento para privados via fundos, à visão estratégia da LLYC, consultora de gestão da reputação, comunicação e assuntos públicos. A solução integrada garante um alinhamento das prioridades de negócio das empresas com os objcetivos do Governo e da União Europeia, acompanhando de perto as apostas estratégicas e atualizações no âmbito do Next Generation EU, numa abordagem integrada que não existia no mercado.

"O financiamento europeu pode ser decisivo para assegurar o desenvolvimento das empresas portuguesas, mas nem todas dispõem dos meios e recursos necessários para apresentar candidaturas competitivas.  Sabemos que não há tempo a perder, é fundamental garantir a agilização do acesso aos fundos europeus, bem como a apresentação de projectos competitivos e exequíveis nos desafiantes prazos do fundo de recuperação. Temos neste momento dois HUBS 100% operacionais dedicados ao Programa Next Generation EU captação de financiamento dos Programa-Quadros, Horizonte 2020 e Horizonte Europa. São mais de 400 profissionais e especialistas entre Portugal e Espanha que têm sido capazes de apresentar projetos estruturais e agregadores nos últimos anos", explica Paulo Reis, diretor-geral da FI Group.

Para Tiago Vidal, sócio e director-geral da LLYC, "esta parceria pretende acelerar o desenvolvimento de projectos de investimento estratégicos para as empresas e para o país. Ao mesmo tempo, esta oportunidade única no acesso aos fundos europeus vem acompanhada de uma exigência de transparência e prestação de contas por parte das diferentes partes interessadas, nomeadamente das empresas candidatas, o que implica um trabalho de posicionamento, comunicação e de gestão de reputação nas diferentes fases dos projectos".

A parceria entre a LLYC e a FI Group abrange também o mercado espanhol, onde as duas empresas têm uma presença relevante, o que possibilita a apresentação de candidaturas agregadoras, desde logo em projectos transfronteiriços prioritários para os Governos de Portugal e de Espanha.