CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Coimbra surge como alternativa para os reformados norte-americanos da Flórida

21 de agosto de 2019

A Flórida nos Estados Unidos da América, tem sido um refúgio para os reformados norte-americanos, no entanto, a superlotação e as mudanças económicas nos EUA tem levado muitos a procurarem outros destinos. Coimbra pode ser um deles.

A International Living identificou recentemente sete destinos de grande qualidade e de clima quente no exterior, onde o ideal de uma "reforma na Flórida" é viável - mas a um custo muito menor do que seria nos Estados Unidos.

Coimbra surge entre um desses destinos. A revista considera a cidade portuguesa a versão portuguesa de Oxford.

Além da cultura, da história, os preços dos imóveis em Coimbra são surpreendentemente acessíveis, com tudo o que este lugar mágico tem para oferecer. "Por exemplo, a 10 minutos do centro da cidade, você pode encontrar um apartamento de três quartos totalmente mobilado em um contrato de um ano por apenas 900 euros por mês".

Tricia Pimental, correspondente do IL Portugal, salienta: "Como em todo o país, pode encontrar um pequeno-almoço num café por alguns dólares, almoço (sopa, prato principal, sobremesa, bebida e café) por cerca de 10 euros e uma variedade de preços de jantar. No altamente cotado (e difícil de entrar) do Zé Manel dos Ossos no Beco do Forno 12, por exemplo, os pratos do menu variam de de sete a 23 euros. Um casal pode viver bem em Coimbra com um orçamento mensal de 2.100 euros".

"Eu amo a Flórida", admite Dan Prescher, editor sénior da International Living. "Mas passei os últimos 18 anos a viver em lugares que têm tudo que a Flórida tem - praias, sol, clima quente -, mas evitei as multidões e o alto custo. Digo isso o tempo todo quando as pessoas perguntam sobre se reformarem no exterior. , especialmente para a América Latina: realmente não é muito diferente de se retirar para a Flórida, só que é um pouco mais ao sul, e é mais barato".

Também Bob Normand trocou a vida em Sarasota, na Flórida, por uma reforma mais agradável e discreta numa cidade de praia na costa do Pacífico da Costa Rica. Começou por tentar o destino de férias, dizendo: "Senti-me em casa em Quepos. A praia raramente ficava cheia, ou mesmo ocupada, mas tinha uma vista da selva que descia até à costa, oferecendo vislumbres de macacos e preguiças de cara branca. A excelente pesca também teve muito a ver com isso! ". Hoje ele mora lá em tempo integral e diz que aprecia a simpatia das pessoas e o óptimo clima. Além disso, o custo de vida é muito menor do que nos Estados Unidos.

Além de Coimbra, a cidade do Panamá, no Panamá, a cidade de Quepos, Costa Rica, a cidade de Puerto Vallarta, no México, a cidade de Cuenca, no Equador, a cidade de Penang, na Malásia e a cidade de Medelín, na Colúmbia, estão entre os destinos escolhidos pela International Living.