CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Câmara de Lisboa tem obras em curso no valor de 149 milhões de euros

15 de junho de 2020

O valor das obras em curso neste momento contratadas pela Câmara de Lisboa é de 149 milhões de euros, anunciou hoje o vice-presidente da autarquia, João Paulo Saraiva.

“Dos mais de 160 milhões de euros que nos comprometemos que estariam em obra no primeiro semestre, neste momento, a Câmara tem intervenções em obras em curso no valor 149 milhões de euros”, disse João Paulo Saraiva (Cidadãos por Lisboa, eleito nas listas do PS), durante uma conferência de imprensa nos Paços do Concelho, para a apresentação do relatório e contas do município de 2019.

O vice-presidente da autarquia, que é também responsável pelo pelouro das Finanças, recordou que a Câmara já tinha anunciado a aceleração do plano de investimento para este ano e seguintes, no valor de 620 milhões de euros, investimento que decorre de obras lançadas ou a contratualizar em 2020.

“Este plano dos 620 milhões de euros, em estimativas que fizemos, conseguirá manter ou criar mais de cinco mil postos de trabalho”, referiu João Paulo Saraiva, especificando que “só o plano geral de drenagem no seu pico de funcionamento terá cerca de 700 trabalhadores a trabalhar na cidade de Lisboa”.

O plano geral de drenagem é o que tem mais peso na rubrica “espaço público, infraestruturas e saneamento”, com uma dotação de 140 milhões de euros.

No total, em obras no espaço público, infraestruturas e saneamento deverão ser investidos 220 milhões de euros.

As obras para o Programa Renda Acessível representarão um investimento de 102 milhões de euros, enquanto em escolas, creches, pavilhões desportivos e outros equipamentos serão gastos 100 milhões de euros.

A Habitação terá um investimento de 58 milhões de euros, obras em centros de saúde e outros equipamentos de saúde representarão um investimento de 40 milhões de euros, a “mobilidade” 35 milhões, tal como as obras em infraestruturas verdes, parques e ambiente. No turismo serão investimentos 30 milhões de euros.

“Num espaço temporal de grandes temores e preocupações, dificuldades para muita gente, o município está determinando em minorar essas dificuldades”, salientou o vice-presidente da Câmara de Lisboa.

LUSA/DI