CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Câmara de Lisboa aprova Inês Ucha como presidente da empresa municipal SRU

19 de fevereiro de 2021

A Câmara de Lisboa aprovou hoje Inês Ucha como presidente do conselho de administração da SRU, substituindo o arquitecto Manuel Salgado, que se demitiu do cargo por ter sido constituído arguido num processo que envolve a CUF Tejo.

A proposta, aprovada com oito votos a favor, cinco abstenções e quatro votos contra, visa mandatar o vereador Miguel Gaspar, enquanto representante do município na SRU - Sociedade de Reabilitação Urbana, votar favoravelmente a eleição de Inês Ucha como sucessora de Manuel Salgado na empresa municipal. A votação realizou-se presencialmente e por voto secreto.

Além do presidente da autarquia, o socialista Fernando Medina, integram o executivo municipal seis vereadores eleitos nas listas do PS, quatro vereadores do CDS-PP, dois vereadores do PSD, dois vereadores do PCP e um vereador do BE (partido que tem um acordo de governação da cidade com o PS).

Inês Ucha, actual vogal executiva da SRU, “já manifestou concordância com a substituição" e “tem revelado dispor dos requisitos necessários ao exercício das funções de presidente do conselho de administração”, considera a câmara no documento.

 

Alterações na estrutura dirigente da SRU

Para substituir Inês Ucha enquanto vogal executiva do conselho de administração da SRU, função remunerada e em regime de exclusividade, a autarquia aprovou Jorge Lavaredas Francisco.

Já para desempenhar o cargo de vogal não executivo, a câmara aprovou António Furtado, Director Municipal de Gestão Patrimonial, que substitui João Paulo Saraiva - também vice-presidente da Câmara de Lisboa - que renunciou ao cargo na SRU.

António Furtado estará na empresa municipal de reabilitação urbana “em regime de acumulação de funções” e sem remuneração.

O ex-vereador da Câmara de Lisboa Manuel Salgado pediu a demissão da SRU, numa carta datada de 12 de Janeiro, depois de ter sido constituído arguido num processo que envolve o Hospital CUF Tejo, aprovado quando era responsável pelo pelouro do Urbanismo.

Fernando Medina informou depois que aceitou o pedido de demissão “com a relutância e tristeza de saber” que a decisão “não decorre de qualquer obrigação legal ou ética”, mas sim “da profunda degradação que o debate no espaço público atingiu”.

O presidente da autarquia realçou que “o processo em concreto resultou de profundo trabalho técnico por variados departamentos municipais e foi sujeito a profundo escrutínio na decisão pelos competentes órgãos municipais”.

Lusa/DI