CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

CBRE inicia 2021 com 41 operações de negócio em pipeline que superam os mil milhões de euros

18 de janeiro de 2021

O início de 2021 é marcado com optimismo pela consultora CBRE, que avança que em investimento tem um pipeline de 41 operações que superam os mil milhões de euros e que deverão realizar-se ao longo do próximo ano, sendo que mais de metade deverão concretizar-se até o final de Junho.

Quanto ao ano que findou, a consultora revela que assessorou 21 transacções de investimento em Portugal, totalizando mais de 205 mil metros quadrados, com destaque para os negócios da venda da Expo Tower e do IADE, edifícios icónicos em Lisboa, e do antigo Hospital da CUF, junto ao Palácio das Necessidades, que irá ser transformado num empreendimento residencial. Destaca-se ainda o apoio na transacção do Lagoas Park, comprado pelo fundo britânico Henderson Park à Kildare, por 421 milhões de euros.

A CBRE realça ainda a dificuldade de 2020, num ano marcado pelos efeitos da pandemia, no entranto, a consulora indica que demonstrou uma performance positiva em vários dos seus segmentos estratégicos, confirmando a resiliência de um sector que movimentou 2,9 mil milhões de euros só em imóveis para investimento (a gerar rendimento).

Segmentos como os Escritórios, Indústria e Logística e Residencial mostram sinais positivos ao mercado, reforçando o otimismo para os desafios assumidos para 2021, um ano que se prevê de recuperação. O ano de 2020 foi ainda marcado, na CBRE, pela criação de duas novas linhas de negócio, Agribusiness e Small Caps, que vieram reforçar os serviços da consultora, bem como a extensão da presença da empresa no Algarve.

“Após um ano de 2019 com uma dinâmica ímpar, enfrentámos um 2020 marcado pela pandemia, que impactou todos os segmentos do sector, com uma desaceleração da procura, num ano que se previa inicialmente muito forte. Apesar do contexto desfavorável, o mercado imobiliário continua a demonstrar dinamismo e sinais de adaptação, apresentando um desempenho positivo com a terceira melhor performance de sempre, em termos de investimento. A actividade da CBRE, nos diferentes segmentos, ditou resultados positivos, face às exigências e desafios deste ano, demostrando resiliência e capacidade de resposta, mesmo em contextos adversos; qualidades que queremos trazer para 2021, um ano que exigirá uma forte capacidade de regeneração e adaptação”, assinala Francisco Horta e Costa, Director-Geral da CBRE.

Em 2020, o volume de investimento em imobiliário de rendimento foi de 2,9 mil milhões, um decréscimo de 22% face ao ano anterior, mas ainda assim assegurando o terceiro ano de maior investimento de sempre. Foram fechados 60 negócios, o que representa menos 37% de transacções face às fechadas em 2019.

Verificou-se um aumento das taxas de rentabilidade/yields, nomeadamente nos sectores de centros comerciais, comércio de rua e hotéis, em consequência da crise provocada pelo novo coronavírus. Nos segmentos de logística e supermercados, verificou-se uma compressão das mesmas. O setor dos escritórios registou um acréscimo ligeiro, mas as zonas mais privilegiadas do Central Business District e Eixo Ribeirinho revelaram resiliência.

No entanto, mesmo ainda em contexto pandémico e sem certezas do final desta situação, a CBRE revela que entra em 2021 com optimismo. Tal como já referido no início do texto, em investimento tem um pipeline de 41 operações que superam os mil milhões de euros e que deverão realizar-se ao longo do próximo ano, sendo que mais de metade deverão concretizar-se até o final de Junho. Na área de Capital Advisors, a empresa prevê para o primeiro semestre do ano a entrada de vários mandatos de Fusões & Aquisições, Portfolio Services e Debt Advisory, que representam mais de 700 milhões de euros de valor agregado de transação. Da mesma forma, o departamento de escritórios prevê colocar entre 25.000 a 30.000 m2 distribuídos entre 20 operações até Junho deste ano.