CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas celebra 129 anos

13 de agosto de 2021

A Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas - AICCOPN celebra hoje o seu 129º aniversário. Reis Campos, presidente da associação revela que são 129 anos ao lado das empresas e das suas causas.

O responsável recorda também os valores fundamentais da associação, “rigor, qualidade e mestria, que orientam a actuação da organização e são mais relevantes do que nunca, na presente conjuntura, perante a imperiosa necessidade de acompanhar a estratégia europeia de recuperação e resiliência que coloca o Setor num papel determinante. A resiliência das nossas empresas que, a exemplo do que se passou na restante Europa, se mantiveram em atividade praticamente de forma ininterrupta, constitui um contributo muito positivo e amplamente reconhecido. Mas o desafio de corresponder às legítimas aspirações de todo um País que tem como objetivo concretizar o PRR ao longo dos próximos anos e precisa de reencontrar a trajetória para um futuro com maior coesão social e territorial, mais desenvolvido e sustentável, ainda longe de ser alcançada, só será possível através da mobilização de todas as empresas do Setor, de diferentes dimensões e especialidades”.

“A Associação caminha há 129 anos ao lado das empresas e das suas causas e, nos dias de hoje, integrar o #MUNDOAICCOPN significa ter acesso a informação relevante e atempada sobre a construção e os seus diversos segmentos, dispor de serviços especializados, integrar as marcas coletivas da AICCOPN, “R.U.-I.S. | Reabilitação Urbana Inteligente e Sustentável” e “GPC | Global Portuguese Construction”, entre muitos outros instrumentos e protocolos disponibilizados. E, também, no plano institucional, assegurar uma voz forte, capaz de defender legítimos interesses deste vasto Sector”.

Actualmente, o Código dos Contratos Públicos, a carga fiscal incidente sobre o imobiliário e as empresas, o aumento exponencial dos custos dos materiais de construção, a crescente concorrência externa, a falta de mão-de-obra qualificada e a capacitação das empresas para responder aos novos desafios da sustentabilidade, são algumas das principais preocupações dos empresários, para as quais a AICCOPN defende medidas concretas.

A Associação assegura, ainda, um apoio fundamental para o exercício da actividade, na obtenção e manutenção de alvarás e certificados, em articulação permanente com o instituto regulador, o IMPIC, assim como no trabalho contínuo desenvolvido com entidades como a ACT e a DGS, no sentido de promover a defesa de um Setor que se pretende legal, seguro e saudável. E, neste sentido, o combate à clandestinidade e à informalidade tem sido um dos principais focos de actuação, que tem pugnado junto do Governo, autarquias e de todas as entidades que tutelam o Sector, directa e indirectamente, para que seja criado um ambiente de mercado transparente, que permita às empresas desenvolverem-se de forma competitiva e sustentável.

“Com 129 anos de história ao serviço do Setor e do País e uma realidade diária dinâmica, liderante e mobilizadora de todas as empresas, atenta às suas necessidades, a AICCOPN continuará a caminhar ao lado do tecido empresarial nacional e a reafirmar a sua importância para o nosso futuro colectivo”, conclui Reis Campos.