CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

 

Arrendar casa para as férias é a moda deste Verão

20 de julho de 2016

Optar por arrendar casas particulares para passar férias, é a principal tendência dos turistas nacionais este ano. Um conceito de estadia muito procurado por famílias e grupos de amigos que querem usufruir do mesmo espaço e ambiente de convívio.

Segundo o mais recente estudo desenvolvido pela HomeAway – site internacional de arrendamento de alojamentos para férias online, o portal registou um crescimento no número de reservas dos portugueses de 36%, comparativamente com o período de verão de 2015

De acordo com os resultados, Portugal, continua a ser o destino mais procurado pelos portugueses. 91% dos portugueses vão gozar o período de férias “cá dentro”.

No que diz respeito aos pedidos de reservas para alojamentos no estrangeiro realizados pelos portugueses, os destinos de eleição são a Espanha (+43% de procura respeito ao verao anterior), Itália (+5%), França (+15%) e Holanda (+10%). 

Os portugueses que optam por viajar para o estrangeiro, preferem destinos próximos de Portugal e elegem a Europa do Sul. As companhias aéreas low cost facilitam as viagens, que são feitas sobretudo para países onde o poder de compra é semelhante ao de Portugal.

Férias mais económicas

"Os alojamentos particulares para férias são muito procurados por famílias e grupos de amigos, que procuram reduzir custos durante as estadias, beneficiando das comodidades de um alojamento local, como se estivessem na sua própria casa. Esta modalidade de arrendamento seduz cada vez mais turistas estrangeiros e portugueses, pois permite preparar as refeições em casa, escolher a tipologia do alojamento, um apartamento na cidade ou uma vivenda com piscina e partilhar as despesas das férias entre todos os veraneantes. De uma forma geral, uma estadia num alojamento para férias, nos destinos privilegiados pelos portugueses é 50% mais económico do que uma estadia equivalente numa unidade hoteleira", revela Sofia Dias, responsável pela HomeAway para o mercado português.

Em relação aos destinos nacionais mais procurados pelos portugueses para as férias deste verão, o top 5 das regiões é composto pela Região do Algarve (+39%), Região Centro (+55%), Alentejo (+25%), Grande Lisboa (+31) e Região Norte (+26).

A HomeAway revela também que as localidades nacionais mais procuradas pelos portugueses são predominantemente costeiras e situadas na zona algarvia. Albufeira (+34%), Loulé (+36%), Portimão (+42%), Tavira (49%) e Vila Real de Santo António (74%) compõe o top 5.

Espanhóis preferem Portugal este verão!

Portugal é um destino bastante atrativo para os turistas estrangeiros e é o destino europeu que conhece um dos maiores crescimentos em termos de procura nos pedidos de reserva, no Portal. Portugal é este verão o 1º destino estrangeiro para os espanhóis, o 3º para os franceses, o 4º destino de eleição para os ingleses e holandeses e o 7º para os alemães.

O portal registou, igualmente, um crescimento no número de reservas por parte de turistas estrangeiros para alojamentos em Portugal. O ranking das principais nacionalidades é constituído por: ingleses (+66% de procura respeito ao verao anterior), alemães (+26%), franceses (+40%), espanhóis (+43%), holandeses (+14%) e italianos (+43%).

O estudo revela ainda que as localidades próximas da área de residência são as mais procuradas, pois permitem aos turistas reduzirem custos de deslocação, tanto em portagens, como em combustível. A estadia média de férias em Portugal, realizada por portugueses, ronda os 8 dias.