CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Opinião

Nuno Sequeira, CEO da Solzaima

A Lenha e os Pellets continuam a ser a forma mais económica de aquecer as casas portuguesas

18 de novembro de 2022

Nos últimos tempos e em particular nos últimos meses, com o enorme aumento dos preços dos combustíveis, os consumidores têm grandes dúvidas de como irão aquecer as suas casas.

A resposta é simples. A lenha continua a ser a forma mais económica de aquecer as casas portuguesas, com uma economia de cerca de 80% face ao gás natural e de 89% face à eletricidade. O pellet é por sua vez, a segunda forma mais económica de aquecer os espaços domésticos, com uma economia de cerca de 32% face ao gás natural e de 64% face à eletricidade. Embora a lenha mantenha um preço bastante estável, o pellet tem tido nos últimos tempos aumentos significativos, justificados pela procura internacional, nomeadamente por parte dos países do centro e norte da Europa, com receio de não terem gás para o inverno. O ano passado o saco de pellet custava em média 3,99€, sendo que este ano o preço já subiu para 10€/saco.

Embora este preço possa ser pontual e tenha a ver com o excesso de procura momentâneo de toda a europa, o pellet continua a ser a forma mais económica de aquecer uma habitação, depois da lenha.

Vale a pena informar os consumidores que o preço do gás e da eletricidade são pagos de acordo com o que estiver em vigor em cada momento de consumo, e por norma, como o consumo aumenta no inverno, na altura de necessidade de aquecimento, é quando os preços desta energia são mais caros. O mesmo se passa com os pellets e a lenha, mas estes combustíveis podem ser comprados no verão (onde por norma são mais baratos), para ser consumidos no inverno, quando necessitamos de aquecimento.

O preço da lenha manter-se-à o mais estável, pois é uma industria local, muito fragmentada e cujos meios de produção, apesar de estarem mais caros, têm um aumento marginal face a todos os outros combustíveis.

A Lenha à data continua a ser a forma mais económica de aquecer as casas portuguesas, com uma economia de cerca de 80% face ao gás natural e de 89% face à electricidade.

O Pellet à data é a segunda forma mais económica de aquecer as casas portuguesas, com uma economia de cerca de 32% face ao gás natural e de 64% face à eletricidade.

Por forma a compararmos as diferentes opções dos custos das energias por kW, construímos o gráfico abaixo usando os dados disponíveis no mercado a 1 de outubro nos sites da ERSE, DGEG e preço dos pellets e lenha nos distribuidores.



Nuno Sequeira

CEO da Solzaima

*Texto escrito com novo Acordo Ortográfico