A inflação subjacente (exclui os componentes mais voláteis, como energia e bens alimentares não transformados) desceu para 2,2% em Janeiro, face a 2,3% em Dezembro e 2,7% no período homólogo.
A edição de 2026 do Observatório do Imobiliário traz a Lisboa o debate europeu sobre habitação e competitividade urbana.
O alívio do acordo comercial com os Estados Unidos não será suficiente para compensar o arrefecimento das exportações, revela a análise da Crédito y Caución.
Desde o início do ano, o cabaz alimentar subiu cerca de 4% em menos de um mês, atingindo o valor mais elevado dos últimos quatro anos, desde 2022.
Portugal foi em 2024 o quinto país da União Europeia com maiores receitas geradas por turistas estrangeiros, no valor de 28.000 milhões de euros - refere o BdP
A União Europeia e o Mercosul assinaram hoje um Acordo de Parceria (APEM) e um Acordo de Comércio Provisório (ACP). O acordo criará uma das maiores zonas comerciais do mundo, abrangendo um mercado de cerca de 700 milhões de consumidores.
O preço do cabaz alimentar essencial voltou a subir, aumentando cerca de 8€ numa semana e custando agora 249,09€, mais 3,75% do que há um ano.
As empresas gazela alcançaram um volume de negócios total de 5.597 milhões de euros. O estudo identifica os sectores com maior concentração, Construção e Imobiliário (25%), Hotelaria e Restauração (17,9%) e Consultoria (12,2%), que em conjunto representam 55,1% do total.
Insolvências empresariais devem crescer entre 3% e 4%, abaixo do aumento previsto entre 6% e 7% para o final de 2025, com a construção, hotelaria e restauração como os sectores mais afectados, refere a Coface.
Segundo o INE, 2025 ficou marcado por um abrandamento moderado da inflação, tendência que não se estendeu aos produtos alimentares não transformados.