83 empresas portuguesas a partir de hoje em Frankfurt

09 de Janeiro de 2018

83 empresas portuguesas estão a partir de hoje na Heimtexil, em Frankfurt na Alemanha, na mais importante feira internacional de têxteis para o lar e hotelaria. As empresas nacionais investiram mais de 2.5 milhões de euros para estarem presentes neste salão.

Até à próxima sexta-feira mais de 2.900 expositores internacionais aguardam a visita de 69.000 visitantes de todo o mundo. Numa Feira em que quase 90% dos expositores vêm de fora da Alemanha, Portugal destaca-se como principal fornecedor europeu de roupa de cama e banho. São 83 as empresas portuguesas que a partir de hoje ocupam mais 5.755 m2 de espaço de exposição, um valor recorde para a indústria portuguesa.

É na Heimtextil que a indústria portuguesa de têxteis lar, cuja principal vocação é a exportação, encontra os seus principais clientes internacionais. Os países com maior número de visitantes em 2017 foram a Alemanha, a China, Itália, Reino Unido, Espanha, EUA, Turquia, França, Índia e Paquistão.

A forte presença de empresas portuguesas na Heimtextil tem vindo a contar com o apoio da Associação Home From Portugal, que no âmbito de Projecto de Internacionalização ao abrigo do Programa Portugal 2020, apoia directamente 30 das empresas presentes. Por outro lado, a Associação Selectiva Moda leva mais uma vez a Frankfurt o fórum de tendências "The Portuguese Home Tex’Style". No espaço "Fashion From Portugal" será também apresentado o livro de prestígio “Singularitas”, dedicado ao Têxtil-Lar e publicado pela ATP - Associação de Têxteis e Vestuário de Portugal.

A convite da ATP, o Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, visitará hoje as empresas portuguesas presentes. A acompanhá-lo estará também o Presidente da Aicep, Luís Castro Henriques.

"O Futuro é Urbano" é o tema das Tendências Heimtextil 2018/2019. Materializadas sob a forma de Parque Temático no Hall 6.0, as tendências deste ano foram identificadas pela agência Franklin Till.