Semana da Reabilitação Urbana chega a Lisboa em 2014

A nova edição da Semana da Reabilitação Urbana já tem data e local marcados. O evento que celebra a regeneração das cidades chega em 2014 a Lisboa, realizando-se entre Marco e Abril. A Semana da Reabilitação Urbana é uma organização conjunta da Vida Imobiliária e da Promevi.

A Semana da Reabilitação Urbana promete animar a capital com a festa da reabilitação urbana, com eventos dirigidos aos profissionais, comunidade estudante e a todos os lisboetas, dando uma atenção especial para a agenda dos mais novos. Uma semana que vai incluir a arte e cultura, como componentes essenciais da reabilitação das cidades. A iniciativa volta a ser palco da entrega do Prémio Nacional da Reabilitação Urbana, que em 2014 assinalará igualmente a sua segunda edição e que é também uma iniciativa destas duas entidades. A organização tem também prevista a realização de uma nova Semana da Reabilitação Urbana no Porto, uma edição que deverá ter lugar no último trimestre de 2014.

Lisboa é um território em pleno movimento regenerador

“Lisboa é um território em pleno movimento regenerador e, por isso, pensamos que trazer à cidade um conjunto de eventos que valorizam e realçam a reabilitação urbana junto de públicos de todas as idades e origens pode ser muito positivo, quer para os Lisboetas quer para os turistas. Esta é uma visão que encontra eco nas autoridades locais e estamos neste momento a concluir algumas parcerias para a Semana da Reabilitação Urbana Lisboa 2014 que permitirão dar um impulso acrescido ao evento”, revela António Gil Machado, director da Vida Imobiliária.

Na Semana da Reabilitação Urbana está prevista a realização de conferências, workshops, tertúlias, exposições, instalações urbanas e eventos e animação de rua, criando-se, uma vez mais, o Espaço da Reabilitação Urbana, numa parceria renovada com a Design Factory. Além deste espaço, a Semana da Reabilitação Urbana estender-se-á por diversos outros cenários na cidade, contando com a intervenção das diversas entidades parceiras para a dinamização do programa de eventos.

2ªedição do Prémio Nacional da Reabilitação Urbana

Um dos momentos altos da Semana da Reabilitação Urbana Lisboa 2014 será a entrega da 2ªedição do Prémio Nacional da Reabilitação Urbana, que visa reconhecer os melhores projectos de reabilitação urbana em Portugal. O lançamento da nova edição deste Prémio deverá ocorrer no último trimestre deste ano.

“Esperamos não só poder voltar contar com o apoio de todos os parceiros que se associaram à primeira edição da Semana da Reabilitação Urbana, como expandir o leque de parcerias, tendo em conta o interesse já demonstrado por diversas entidades quer públicas quer privadas. Acima de tudo, é muito gratificante ver que a reabilitação urbana, nas suas mais diversas vertentes –seja enquanto actividade profissional, impulso social ou ferramenta de sustentabilidade – é um leitmotif (motivo condutor)  para a comunidade”, conclui Arturo Malingre, director da Promevi.

Comentários