CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
sexta-feira, 23 de Agosto de 2019
Turismo
Foto cortesia da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António

Vila Real de St. António: abriu o Grand House Hotel 5*

8 de Fevereiro de 2019

O antigo Hotel Guadiana, unidade hoteleira inaugurada nos anos 20 do século passado e durante anos encerrada e ao abandono, voltou a abrir portas aos seus clientes após uma profunda empreitada de requalificação. O Grand House Hotel, assim se chama o novo 5 estrelas da cidade algarvia de Vila Real de Santo António, reabriu portas, ontem, quinta-feira, após obras que ascenderam a dois milhões de euros, e que contemplaram a renovação exterior e interior do edifício, adequando-o às características e exigências de uma unidade ‘prime’.

A reabilitação foi da responsabilidade da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António e da empresa municipal VRSA SGU e insere-se na política do município em transformar o Centro Histórico pombalino numa referência em termos turísticos, de que faz parte igualmente a pousada que o Grupo Pestana está a construir com base na reconversão de um conjunto de antigos imóveis propriedade da edilidade na praça principal da cidade raiana.

O Grand House Hotel possui 31 quartos: 15 duplos, 3 suítes júnior e 13 quartos individuais, todos com os padrões de conforto e exigência actuais. A decoração recria com sofisticação aquela que é a memória histórica do antigo hotel.

A intervenção foi financiada pela iniciativa Jessica, um fundo de investimento desenvolvido pela Comissão Europeia, em colaboração com o Banco Europeu de Investimento e com o Banco de Desenvolvimento do Conselho da Europa.

A obra de reabilitação preservou a fachada e os principais elementos decorativos do prédio de estilo afrancesado construído entre 1918 e 1921 e projectado por Ernesto Korrodi, arquitecto de origem suíça que se naturalizou português e foi um dos pioneiros da Arte Nova em Portugal, tendo recebido o Prémio Valmor por duas vezes, sendo autor de uma vasta obra no nosso país.

A empreitada englobou ainda a recuperação de um imóvel na Ponta da Areia (foz do Rio Guadiana) para a instalação da área de beach club. A exploração do hotel irá futuramente integrar o edifício da Alfândega – a primeira construção da cidade -, que reservará também espaço para um bar lounge e um conjunto de suítes spa.

Fotografias: Agradecimento ao Booking

PUB
ARRENDAMENTO
Matosinhoshabit ajuda 600 famílias num ano
22 de Agosto de 2019
PUB
PUB
PUB