CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Turismo

 

Turismo responsável pelo investimento de 800 milhões de euros

29 de novembro de 2017

Na última década, o sector do turismo foi responsável pelo investimento na ordem dos 800 milhões de euros. Os capitais nacionais representam 47% desse investimento. Os investidores europeus investiram 10%, enquanto os capitais tailandeses tiverem um peso significativo, na ordem dos 380 milhões de euros investidos, aos quais corresponde em grande parte à compra por parte da Minor Internacional do portfólio Tivoli.

Para os próximos três a cinco anos estão previstos 120 novos projectos turísticos em Portugal, sobretudo para a Área Metropolitana de Lisboa, bem como na região Norte.

De acordo com o estudo “Mercado Hoteleiro Portugal 2017”, divulgado hoje pela consultora Cushman & Wakefield, para a AM de Lisboa serão cerca de 50 projectos e para o Norte já são conhecidos 30 novos empreendimentos turísticos. 

Entre os projectos no mercado, 77% são de unidades hoteleiras, os alojamentos locais ainda não estão contabilizados neste estudo e os resorts são ainda pouco relevantes à escala nacional (9%), com mais incidência nas regiões Oeste e Algarve, os aparthotel e apartamentos, representam 10% e o turismo rural 3%.

A oferta hoteleira é neste momento, de cerca de 1.500 unidades.

O Grupo Pestana é o maior operador aproximando-se das 70 unidades e com uma oferta que excede as 5.000 unidades de alojamento. A Accor Hotels é o segundo maior operador e o Vila Galé fica ocupa a terceira posição. 

Depois da queda no período de crise, o crescimento das dormidas efectuou-se em 2014, tendo-se verificado um aumento de proveitos em 2016 de 7%, resultando num volume de 2,9 mil milhões de euros. Entre Janeiro a Setembro deste ano, já se verificou um aumento de 16% em relação ao período homólogo, com 2,3 mil milhões de euros.

A AM de Lisboa é o maior destino turístico em Portugal, tendo recebido entre Janeiro e Setembro de 2017 mais de 4,5 milhões de hóspedes, mais 10% em relação ao mesmo período do ano passado. Só nesta região irão entrar no mercado nos próximos cinco anos mais 3.500 unidades de alojamento, a maior parte no centro da cidade e com unidades de 4 e 5 estrelas.

Já a AM do Porto conta actualmente com mais de 170 estabelecimentos hoteleiros que oferecem cerca de 12.000 unidades de alojamento, estando previstas mais 30 unidades sobretudo para a cidade do Porto.