CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Turismo

 

Turismo na UE com quebra de 75% em Junho face a Fevereiro - Eurostat

4 de setembro de 2020

O turismo na União Europeia (UE) sofreu uma quebra de 75% em Junho face a Fevereiro, em consequência da pandemia de covid-19, segundo dados hoje divulgados pelo Eurostat.

De acordo com o gabinete estatístico europeu, o sector do turismo recuou 75% entre Fevereiro (quando o coronavírus SARS-Cov-2 chegou à Europa) e Junho, enquanto os restantes serviços apresentaram uma quebra de 16,4%.

No sector do turismo, as agências de viagens e operadores sofreram as maiores quebras na sua actividade (-83,6%), seguindo-se o transporte aéreo (-73,8%), alojamento (-66,4%) e restauração (-38,4%).

Com o alívio das medidas de confinamento, o sector da restauração e similares foi o que mais recuperou entre Abril e Junho, seguindo-se o do alojamento, com o transporte aéreo a subir ligeiramente e o sector das agências e operadores turísticos a manter-se basicamente no mesmo nível.

O Eurostat indica ainda que o sector da hotelaria e alojamento pesou 79,0 mil milhões de euros em 2017 na UE, o que representa 1,3% do valor acrescentado da economia empresarial não financeira, e a restauração e similares 96,4 mil milhões (1,6%), com quotas de emprego de 1,9% e 4,0%, respectivamente.

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 863.679 mortos e infectou mais de 26 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal morreram 1.829 pessoas das 59.051 confirmadas como infectadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de Dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em Fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

LUSA/DI