CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Turismo

 

 

 

 

 

Tabuaço: cirurgião alemão investe 12 M€ no renascimento uma das mais antigas quintas do Douro

29 de julho de 2019

A Quinta do Convento de São Pedro das Águias, no Vale do Távora, em Tabuaço, está a renascer no âmbito de um projecto vitivinícola e de enoturismo, com um investimento inicial de 12 milhões de euros, anunciou hoje o promotor.

A quinta, uma das mais antigas do Douro, foi adquirida pelo cirurgião e enófilo alemão Christoph Kranemann. Nela nascerá o projecto Kranemann Wine Estates, uma aposta nos vinhos de Denominação de Origem Controlada (DOC) Douro e no Vinho do Porto.

“Este projecto representa, numa primeira fase, um investimento de 12 milhões de euros, para aposta em vinhos DOC Douro, Porto e enoturismo, dinamizando a economia local e criando, pelo menos, 50 empregos directos”, refere uma nota de imprensa.

Os primeiros vinhos da quinta “acabam de ser lançados no mercado e, em breve, avançará a recuperação do mítico Convento de São Pedro das Águias”, classificado como Imóvel de Interesse Público (IIP), construído no século XII e que será valorizado enquanto unidade hoteleira, que terá 25 quartos.

Christoph Kranemann, um cirurgião radicado no Canadá e fundador do Clearview Vision Institute, descobriu a Quinta do Convento de São Pedro das Águias em 2018.

 

150 hectares de terra abençoada

“Casado com uma portuguesa, conhecedor do mundo do vinho e apaixonado pelo Douro, encontrou nesta propriedade a conjugação perfeita das suas paixões: vinho, geologia, história e arquitectura”, explica o comunicado.

Após ter equacionado estabelecer-se na Austrália enquanto produtor, Christoph Kranemann passou a visitar Portugal em 2004, quando conheceu a sua mulher, descobriu os vinhos e as castas locais e teve uma pequena experiência vitícola no Dão.

Entre as condições particulares dos 150 hectares da quinta estão as exposições solares orientadas a norte e nordeste e altitudes que variam entre os 320 e os 420 metros.

Na quinta, os 27 hectares de vinha (cuja plantação remonta a 1970) partilham espaço com cinco mil oliveiras, árvores de fruto e floresta.

O enólogo Diogo Lopes, que tem um percurso nas regiões de Lisboa, Alentejo e Açores, assumiu a chefia do projecto, contando com a consultoria de Anselmo Mendes e da enóloga residente Maria Susete Melo.

Nos últimos 50 anos, a Quinta do Convento de São Pedro das Águias esteve essencialmente dedicada à produção de vinhos.

Os seus proprietários foram tanto portugueses como estrangeiros: a família Macedo e Pinto, os franceses Paul Vranken e Mauricette Mordant, Patrick Landanger (construtor da moderna adega hoje existente) e os canadianos do Grupo Colt.

Graças ao trabalho preliminar da nova equipa de enologia, a Kranemann Wine Estates está a lançar os primeiros vinhos no mercado, que serão as marcas de referência da casa. São eles os vinhos Quinta do Convento, tinto e branco, que representam as colheitas DOC Douro, e os Kranemann Porto, a marca de referência para a gama de Vinho do Porto, com o lançamento de dois Tawny.

Lusa/DI