CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Turismo

 

Portugal eleito “Green Destination” na Feira de Turismo de Berlim

7 de abril de 2019

Portugal foi distinguido com o ITB Earth Award, durante a ITB Berlim, considerada a maior feira de turismo do mundo e que decorre na capital alemã até Domingo, dia 10 de Março. A distinção com enorme importância comercial para o nosso país, premeia o sucesso da estratégia turística de Portugal e o seu exemplo de liderança global no combate às alterações climáticas e à degradação ambiental.

o ITB Earth Award é atribuído pela ITB Berlim e pela Green Destinations, fundação sem fins lucrativos que visa o turismo sustentável.

Realizada todos os anos em Março, a ITB Berlim é considerada a maior feira do mundo dedicada à indústria de turismo e é organizada pela Messe Berlin GmbH. Os números assim o traduzem: cerca de 10 mil expositores representando mais de 180 países de todos os continentes. Uma área de exposção que se estende por 160 mil metros quadrados e que é visitado ao logo dos cinco dias do certame por mais de 160 mil vistantantes, dos quais 110 mil são profissionais do sector.

Recorde-se que a Estratégia Turismo 2027, elaborada pelo Governodefine pela primeira vez define metas específicas em cada um dos três pilares do desenvolvimento sustentável: económico, social e ambiental.

Portugal – no plano económico - pretende atingir 80 milhões de dormidas até 2027, aumentando a procura turística por todo o país e duplicando as receitas do turismo. Em termos sociais, os objectivos passam por ampliar a actividade turística ao lonogo de todo o ano, reduzindo a sazonalidade para 33,5%. Já no plano ambiental, as metas são garantir que, até 2027, 9 em cada 10 empresas do país adoptam medidas eficientes de gestão de energia, água e resíduos.

“Este prémio – declarou a Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho após a sua atribuição - reconhece a importância da Estratégia Turismo 2027 que aprovámos em 2017, e que se norteia por metas de sustentabilidade ambiental, social e económica, bem como dos programas que implementámos para que o Turismo seja uma actividade com um impacto cada vez positivo nos territórios e nos residentes. Temos como ambição afirmar Portugal como um dos destinos turísticos mais sustentáveis do mundo e este prémio é mais uma peça nesse caminho. Ainda temos muito trabalho pela frente e este prémio dá-nos ainda mais força para continuar”.