CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Turismo

 

 

Lisboa em alta! Seis novas cadeias hoteleiras vão entrar no país

25 de outubro de 2018

Lisboa continua a atrair turistas e investidores estrangeiros, segundo avança a consultora Essentia vão chegar mais seis novos hotéis ao centro de Lisboa e todos trazem novas cadeias hoteleiras, verdadeiras estreias em Portugal.

Num pequeno-almoço organizado pela Essentia, empresa de consultoria e gestão de projeto nas áreas da Reabilitação Urbana, do Imobiliário de nicho, da Hotelaria e Turismo Sustentável, bem como no Território de Redes de Cultura e de Lazer, cujo o tema era ‘Pensar Lisboa’, a consultora desvendou alguns dos projectos que está neste momento a coordenar.  Projectos que abrangem cerca de 76.500 metros quadrados para reabilitar na capital portuguesa, distribuídos por 11 grandes empreendimentos nos locais mais desejados da cidade.

Desde imóveis, palácios e palacetes históricos, dos mais emblemáticos de Lisboa que esperam por reabilitação e novos destinos, desde habitação ao turismo, entre eles o conhecido Quarteirão da Portugália, com assinatura do atelier ARX, e sobre o qual o arquitecto José Mateus, presente neste evento, explicou que é um projecto pensado no conceito de bairro, onde os espaços públicos programados são superiores aos existentes, contrariando as críticas que têm sido feitas sobre a volumetria dos edifícios projectados para aquele espaço.

José Gil Duarte, Founder & CEO da Essentia assegurou que os novos projectos estão a ser trabalhados e pensados para trazer excelência à capital, assegurando novos modelos conceptuais de habitar e viver a cidade. Os projectos que estão a coordenar são propriedade do Fundo Sete Colinas, pertencente a um investidor alemão, gerido e legalmente representado pela Silvip - SGFII, S.A. e detentor deste e outros activos. “São empreendimentos que estão em desenvolvimento, daí não ser possível adiantar mais pormenores sobre eles mas em breve serão divulgados. Contudo, o que é importante revelar é que estão a ser pensados para qualificar a capital portuguesa”.

O responsável, acabou por adiantar que só em hotéis estão a ser desenvolvidos seis, num investimento de cerca de 120 milhões de euros. Um no Cais do Sodré, dois na 24 de Julho, um na Baixa, outro no Chiado e um em Santos. Um será de construção nova e os restantes resultam de intervenções de reabilitação. As novas unidades terão entre 35 a 100 camas.

José Gil Duarte avançou ainda que estão em desenvolvimento cinco projectos de residências para estudantes, promovidos por uma Family Office francesa, sendo três em Lisboa e dois no Porto, num investimento na ordem dos 70 milhões de euros e nenhum em zonas históricas.

Para o arquitecto Paulo Barata, Partner do atelier Promontorio, também presente neste pequeno-almoço e a trabalhar num dos projectos coordenados pela Essentia, o crescente dinamismo do mercado imobiliário em Lisboa, sobretudo nas zonas históricas, tem sido benéfico para a reabilitação urbana mas acrescentou que ainda existem muitos espaços vazios em Lisboa para explorar e dinamizar. “Para isso, é necessário pensá-los de forma a criar mais habitação para os portugueses”, revelou.

Pegando no tema ‘Pensar Lisboa’ a consultora vai ainda organizar uma conferência internacional no dia 29 de Novembro, na Estufa Fria, com o objectivo de abordar questões como: Em que eixos de crescimento/requalificação deve a cidade evoluir de forma a desanuviar as zonas que estão turística e urbanisticamente pressionadas?