CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Turismo

 

Huelva recebe a III Cimeira da Aliança Ibérica de Agências de Viagens

14 de setembro de 2021

De 23 a 26 de Setembro, mais de 50 líderes da distribuição turística de Portugal e Espanha reúnem-se em Huelva, para debater os desafios comuns que afectam o sector das agências de viagens e operadores turísticos.

A Confederação Espanhola das Agências de Viagens (CEAV), a Federação Andaluza das Agências de Viagens e a Associação Provincial de Agências de Viagens de Huelva, em colaboração com a Associação Portuguesa de Agências de Viagens (APAVT), vão organizar a III Cimeira da Aliança Ibérica de Agências de Viagens. O evento reúne os líderes da distribuição turística em Espanha e Portugal, com o apoio do Ministério do Turismo, Regeneração, Justiça e Administração Local da Junta de Andaluzia.

Cerca de 50 participantes irão à província andaluza para debater problemas comuns no sector que afectam tanto Espanha como Portugal.  Este ano, o tema fundamental assenta, naturalmente, na pandemia COVID-19, pelo que ambos os países trocarão informações sobre o impacto que a pandemia teve em cada um deles: o impacto nas agências de viagens e os desafios futuros, o efeito em ambos os mercados, a gestão da ajuda dos Fundos Europeus de Próxima Geração, etc. Além disso, estarão em cima da mesa temas recorrentes, como as relações com a IATA e a Diretiva Europeia relativa às viagens organizadas.

O evento tem a participação de presidentes e directores de associações de ambos os países, bem como das equipas executivas da APAVT e do CEAV, e o seu programa inclui, para além da realização de reuniões de trabalho, visitas guiadas à cidade que proporcionam a oportunidade de conhecer o destino turístico de Huelva.

A cimeira inclui ainda o Presidente Ministro do Turismo, Regeneração, Justiça e Administração Local da Junta da Andaluzia, Juan Marín, e o presidente da Associação Provincial de Huelva e da Federação Autónoma da Andaluzia, Luis Arroyo.

A Aliança Ibérica de Agências de Viagens foi fundada em 2018, através de um acordo assinado entre a APAVT e o CEAV que, em conjunto, representam mais de 80% do negócio de distribuição turística na península Ibérica. A Aliança nasceu com o objetivo de examinar conjuntamente as principais questões de interesse para o sector com o objectivo de alcançar uma posição comum.

Para o presidente da APAVT, Pedro Costa Ferreira, "a criação da Aliança partiu da nossa convicção comum de que teríamos muito a ganhar trabalhando juntos. A dramática situação que nosso setor enfrenta com esta pandemia, que está longe de estar resolvida, motiva-nos efetivamente a fortalecer ainda mais os laços e a determinação em trabalhar juntos para voltar a prosperar e fazer prosperar a economia de ambos os países. Fazê-lo numa região como Huelva é também, obviamente, uma oportunidade única de conhecer uma região que sabemos que tem tudo para receber muito bem os seus visitantes".

Já Carlos Garrido, presidente da CEAV, refere que "a celebração desta cimeira é uma oportunidade para os dois países reforçarem os laços, promoverem conjuntamente a sua promoção turística e promoverem o desenvolvimento empresarial das agências de viagens num momento crucial em que o sector está a fazer a sua recuperação após a pandemia".