CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Turismo

 

Hotelaria debate impactos do crescimento do turismo no país

15 de novembro de 2017

O 29.º congresso da hotelaria nacional decorre entre hoje e sexta-feira em Coimbra, numa tentativa de responder à pergunta “descobriram Portugal e agora?”, debatendo os impactos do crescimento do turismo no país.

Promovido pela Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), o congresso inclui ainda outras questões como crescer sem perder identidade, a gestão dos aeroportos no quadro de crescimento e as novas tendências no alojamento, tecnologias e gestão.

O denominado dia zero - hoje - fica a cargo de Doug Lansky, autor norte-americano de artigos e livros sobre turismo, para reflectir sobre a alteração da forma de pensar a hospitalidade, enquanto o programa do dia seguinte começa com a intervenção do ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, sobre o Turismo e a Europa das Regiões.

Sobre a construção do projecto europeu e o desenvolvimento de um Turismo descentralizado decorrerá também uma mesa redonda com a participação de Márcio Favilla, da Organização Mundial do Turismo, e da secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho.

Já na discussão sobre os desafios do transporte aéreo participam o presidente executivo da ANA - Aeroportos de Portugal, Carlos Lacerda, e dirigentes da TAP, easyJet e Melair (agência de viagens e representações turísticas).

No painel sobre crescimento sem perda de identidade intervém o subdiretor do Turismo de Barcelona, Albert de Gregorio.

O dia conta ainda com reflexões sobre a qualificação de recursos humanos, nomeadamente com a participação do presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo.

O último dia, sexta-feira, inicia-se com um debate sobre preços, seguindo-se as novas tendências no alojamento, com a discussão de vários modelos como hotel, hostel e ‘house’.

A AHP apresenta-se como a maior associação patronal da indústria hoteleira, cujos associados representam mais de 60% do número de quartos da hotelaria nacional.

Lusa/DI