CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Turismo

 

Hotel 5 estrelas e 2 aldeamentos para Stª Bárbara de Nexe

20 de abril de 2018

O concurso para a concretização de um Núcleo de Desenvolvimento Turístico (NDT) fora da cidade de Faro aberto pela autarquia algarvia teve uma única proposta. O projecto é da sociedade de construção e promoção imobiliária Luxo Pitoresco, com sede na região, que prevê um hotel de 5 estrelas e dois aldeamentos turísticos na localidade de Goldra de Cima, em Santa Bárbara de Nexe.

A Câmara Municipal de Faro revelou ontem, quinta-feira, 19, que a proposta de elaboração de um Programa de Acção Territorial (PAT), para a subsequente criação do NDT, e o relatório de qualificação referente a admissão estão em fase de consulta pública, até 17 de Maio.

O município de Faro lançou o ano passado o processo de criação de um Núcleo de Desenvolvimento Turístico (NDT) com 1030 camas para instalar fora da cidade e dos perímetros urbanos, em projectos de baixa densidade, com envolvente de espaços verdes e oferta complementar associada.

O projecto apresentado pela Luxo Pitoresco, na zona de Goldra de Cima, nos limites do concelho junto a Loulé, contempla a criação de um hotel de 5 estrelas com 100 camas e de dois aldeamentos turísticos com 542 camas, num total de 642 camas.

Segundo revela o periódico Região Sul, “Equipamentos de observação e contemplação ambiental e equipamentos de animação desportiva estão também previstos, numa área total de 42,2 hectares, de acordo com a candidatura da empresa”.

O grupo promotor pretende “fomentar a componente turística numa parcela do território do concelho de Faro onde ela é praticamente inexistente, contrariando a concentração no litoral e a sazonalidade da actividade turística”.

A empresa salienta que quer consolidar “um sistema ambiental durável e equilibrado” com a aposta na sustentabilidade ambiental do projecto, “minimizando os impactes na paisagem e vegetação existente”.

Os elementos da proposta admitida poderão ser consultados nas instalações do departamento de Infraestruturas e Urbanismo da Câmara Municipal de Faro ou no sítio  AQUI.