CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Estão a surgir 245 novos projectos turísticos em Portugal

4 de novembro de 2017

No ano meio compreendido entre o 1º trimestre de 2016 e o 2º trimestre de 2017, entraram em processo de licenciamento 129 novos hotéis em Portugal Continental.

Segundo o último relatório da Confidencial Imobiliária (Ci), as tipologias de 3 ou menos estrelas dominam a nova oferta em pipeline, correspondendo a 56% dos pedidos de licenciamento, com as categorias de quatro ou mais estrelas a corresponder aos restantes 44% dos hotéis em pipeline. Estes dados foram apurados pela Ci no âmbito da análise de pré-certificados energéticos emitidos pela ADENE, os quais têm de, obrigatoriamente, integrar os processos de licenciamento municipal de obras.

"Os hotéis foram o tipo de projecto dominante no total nacional de novos pedidos de licenciamento referentes a imobiliário turístico iniciados nos 18 meses em análise. De um total de 245 projectos turísticos sujeitos a licenciamento nesse período, 53% dizem respeito a hotéis. Os restantes 47% abrangem projectos de complexos turísticos, apartamentos turísticos, turismo de habitação e turismo rural", revela o relatório

Em termos geográficos, os hotéis foram igualmente o tipo de projecto mais representativo na maioria das regiões portuguesas, à excepção das zonas Norte e do Alentejo, onde representaram um terço dos projectos turísticos em pipeline. No caso da Grande Lisboa, 82% dos pedidos de licenciamento de projectos turísticos foram para hotéis, enquanto que no Grande Porto representaram 78% do total. Já nas zonas Centro e no Algarve, essas proporções rondam os 59% e os 44%.