CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Turismo

 

Covid-19: Linha de Crédito do Turismo com mais de 2.000 candidaturas numa semana

1 de abril de 2020

O Turismo de Portugal revela que mais de 2.000 empresas candidataram-se à Linha de Apoio à Tesouraria para Microempresas do Turismo, com um valor próximo dos 20 milhões de euros.

Destas candidaturas, a instituição pública já concedeu 3,7 milhões de euros de incentivo. Esta foi uma das medidas implementadas pelo Turismo de Portugal no âmbito do programa Turismo#PorTodos, para apoiar o sector e minimizar os impactos da redução da actividade turística durante a situação extraordinária que o país atravessa.

As microempresas que solicitaram este apoio são de áreas tão diversas como Restauração e Bebidas (32%), Alojamento Local (24%), Animação Turística e Organização de Eventos (19%), Agências de Viagens (18%), Empreendimentos Turísticos (6%) e Rent-a-Car (1%).

Com uma dotação de 60 milhões de euros, podem candidatar-se a esta Linha de Apoio as empresas e empresários em nome individual, com menos de 10 postos de trabalho e cujo volume de negócios anual ou balanço total anual não exceda os dois milhões de euros, com actividade em território nacional e certificação PME. O apoio financeiro é calculado tendo em conta o número de trabalhadores existente na empresa em Fevereiro de 2020, multiplicado por 750 euros por cada trabalhador e pelo período de três meses, até ao montante máximo de 20 mil euros por empresa. Este apoio não vence juros e é reembolsado no prazo de 3 anos, incluindo um período de carência de 12 meses. As candidaturas são submetidas através de formulário a preencher no Portal Business do Turismo de Portugal

O Turismo de Portugal, indica ainda que existem outras linhas de apoio disponíveis 

As empresas do sector têm agora também à disposição três novas linhas, com uma dotação de 1.700 milhões de euros, criadas pelo Governo para minimizar os impactos provocados pela pandemia.

Podem candidatar-se microempresas, PME, Small MidCap e MidCap, com comprovada situação líquida positiva no último balanço aprovado, situação líquida negativa e regularização em balanço intercalar aprovado até à data da operação, ou independentemente da respectiva situação líquida, iniciado actividade há menos de 12 meses contados desde a data da candidatura.

Linha de Apoio a Empresas do Turismo (incluindo Empreendimentos Turísticos e Alojamento para Turistas) tem uma dotação de 900 milhões de euros; já a Linha de Apoio a Empresas de Restauração e Similares conta com uma dotação de 600 milhões de euros; e a Linha de Apoio a Agências de Viagens, Animação Turística, Organização de Eventos e Similares com 200 milhões de euros.