CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Turismo

 

Comissão lança novo sítio Web para regresso seguro das viagens e do turismo na UE

15 de junho de 2020

A Comissão lançou hoje «Re-open EU», uma plataforma Web para apoiar o relançamento seguro das viagens e do turismo em toda a Europa. 

A plataforma fornecerá informação em tempo real sobre as fronteiras e os meios de transporte e serviços turísticos disponíveis nos Estados-Membros.

Re-open EU incluirá também informações práticas fornecidas pelos Estados-Membros sobre as restrições às viagens, a saúde pública e as medidas de segurança, tais como o distanciamento físico ou o uso de máscaras, e outras informações úteis sobre a oferta turística a nível nacional e da UE. Isto permitirá aos europeus tomar decisões responsáveis e bem informadas sobre a forma de gerir os actuais riscos relacionados com o coronavírus aquando do planeamento das férias e viagens para este verão e meses seguintes.

Segundo Thierry Breton, comissário do Mercado Interno, "após semanas de confinamento, as fronteiras internas da UE estão a reabrir. O sítio Web Re-open EU que hoje lançamos permitirá aos viajantes aceder facilmente a informação que os ajudará a preparar com confiança os planos de viagem e a manterem-se seguros durante a viagem. Ajudará igualmente os proprietários de pequenos restaurantes e hotéis, bem como as cidades de toda a Europa, a inspirarem-se nas soluções inovadoras desenvolvidas por outros".

Mariya Gabriel, Comissária da Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, e responsável pelo Centro Comum de Investigação (JRC), declarou: "O vasto e rico património cultural da Europa é um dos nossos principais trunfos. Mas sem a possibilidade de viajar e com a maioria dos locais encerrados estes últimos meses, a cultura e o turismo foram duramente atingidos. A plataforma Re-open EU oferece informações actualizadas e essenciais para que possamos recomeçar a explorar a Europa de forma segura".

A plataforma Re-open EU faz parte do pacote "Turismo e Transportes" da Comissão, de 13 de Maio de 2020, lançado para restabelecer a confiança entre os viajantes na UE e ajudar a uma retoma segura do turismo europeu, em conformidade com as precauções sanitárias necessárias. A nova plataforma, que também possui uma versão móvel específica, pretende servir de ponto de referência fundamental para quem viaja na UE, centralizando num só sítio informação actualizada da Comissão e dos Estados-Membros. Permitirá às pessoas consultar informações específicas por país, actualizações e conselhos para cada Estado-Membro da UE através de um mapa interactivo. Será facilmente acessível através de uma aplicação ou sítio Web e estará disponível nas 24 línguas oficiais da UE.

Além disso, a plataforma inclui informações sobre os regimes de vales patrocinados, os quais permitem aos consumidores apoiar os seus hotéis ou restaurantes preferidos, adquirindo vales para estadas ou refeições para depois da reabertura, ajudando o sector da hotelaria e restauração na Europa à medida que as restrições vão sendo levantadas e as fronteiras reabertas. Os vales patrocinados ajudam as empresas a ultrapassar estrangulamentos a nível de tesouraria com serviços prestados mais tarde. O montante pago pelo cliente vai directamente para o prestador de serviços. Com a criação da página específica, a Comissão tenciona ajudar a melhorar a ligação entre as empresas participantes e os clientes interessados, especialmente nas viagens ao estrangeiro.

Por último, a plataforma cultural digital da Europa, Europeana, vai lançar Discovering Europe, uma série de obras de arte e fotografias de alguns dos marcos mais emblemáticos da Europa. Além disso, será criada uma plataforma dedicada ao turismo na Europeana Pro para ajudar os profissionais do património cultural a descobrir iniciativas que apoiem o turismo em toda a UE.