CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Turismo

 

 

Cadeias hoteleiras tradicionais competem com a Airbnb

30 de abril de 2019

O mercado de reservas de dormidas e estadias está ao rubro e em mudança. A Marriott International vai apresentar já para a semana um novo programa de compartilhamento de casa, numa clara competição à Airbnb, líder do mercado — quem o revela é a publicação Business Insider. O programa que os ganhem ou resgatem pontos Marriott Bonvoy por estadias, sendo a base inicial de casas da ordem das 2.000 residências.

De acordo com a Business Insider, o programa beneficiará da parceria que a cadeia hoteleira mundial irá fazer várias empresas de gerenciamento de propriedades de arrendamento local. As opções incluirão castelos, apartamentos da cidade, casas de praia e cabanas, etc.

A Marriott lança este novo programa depois de ter testado durante um ano o Tribute Portfolio Homesem em parceria com a Hostmaker, empresa de gestão de propriedades imobiliárias.

No entanto, a Marriott não é a única cadeia hoteleira a enveredar por este negócio — lembra, por sua vez, a publicação especializada online Hotel Management — a Accor, já em 2016, havia adquirido a britânica Onefinestay com o intuito de criar uma empresa de arrendamento de imóveis «prime». No ano seguinte foi a vez da RCI, empresa de timeshare da Wyndham Destination Network, adquirir a startup londrina Love Home Swap, uma empresa que permite aos usuários trocar casas entre si – destaca a HM.

Também a Airbnb não tem estado parado e, paulatinamente vai ampliando e diversificando os seus negócios ultimamente. Em 2017 comprou a Luxury Retreats, um site de reservas de casas de luxo e serviços de atendimento personalizados. Em Março deste ano adqiuiu a HotelTonight, um aplicativo que permite aos usuários fazer reservas de última hora em hotéis com desconto. No início deste mês, a Airbnb adquiriu a Lyric, uma empresa imobiliária e hoteleira sediada em San Francisco, nos EUA.

Para aquecer este disputado mercado estão já há tampos também a Booking e a Expedia. O que se irá seguir, é o que todos se interrogam, mas num mercado que todos os anos movimenta muitos milhares de milhões de euros, novos passos e iniciativas serão dados a curto e médio prazos...