CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Turismo

 

 

Braga: Grupo Hoti Hotéis quer construir hotel junto ao “às Convertidas”

4 de junho de 2019

A câmara de Braga aprovou hoje o Pedido de Informação Prévia (PIP) para construir um hotel nos edifícios contíguos ao Recolhimento das Convertidas. O PIP foi feito pela Hoti-Braga, Hotéis SA, do Meliã Braga, do Grupo Hoti Hotéis, o qual prevê a reconstrução e ampliação de três prédios para instalação de um estabelecimento de hotelaria, na Avenida Central da cidade dos cardeais.

A propriedade fica contígua ao antigo Convento de Santa Maria Madalena ou Recolhimento das Convertidas, inaugurado pelo então Bispo de Braga em 1722, e que se destinava a recolher mulheres que se dedicavam à prostituição, e que a Igreja qualificava de "mulheres pecadoras convertidas a Deus".

O Recolhimento das Convertidas, um dos edifícios históricos da cidade em degradação, tal como os agora visados edifícios contíguos, chegaram a ser expropriados pela autarquia no último mandato de Mesquita Machado (PS), mas o actual presidente da Câmara, Ricardo Rio (PSD) reverteu essa expropriação logo que assumiu funções Recorde-se que Mesquita Machado está a ser julgado por suspeita de favorecimento a familiares com aquela expropriação.

Criado em 1979, o grupo Hoti Hotéis é constituído por capitais portugueses e é actualmente o 6º maior grupo hoteleiro, com 16 unidades a operar em território nacional e um na cidade de Maputo, em Moçambique.

Lusa/DI