CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Turismo

 

Arrendamentos de curta duração enriquecem oferta de serviços turísticos da UE

20 de outubro de 2021

Um inquérito Eurobarómetro sobre o arrendamento de curta duração, publicado hoje, revela que o arrendamento de curta duração de alojamentos contribui para melhorar a atractividade da oferta de serviços turísticos na UE, mas é necessário ter em conta os impactos no conjunto das comunidades.

O inquérito apresenta dados que sublinham a necessidade de um desenvolvimento equilibrado do sector dos arrendamentos de curta duração. Isto implica manter as oportunidades para as plataformas inovadoras e as PME que prestam serviços, respeitando simultaneamente objectivos de política pública, como a habitação disponível e a preços acessíveis e a proteção dos centros urbanos.

O inquérito, realizado em Setembro de 2021 em toda a Europa, revela que 25 % dos europeus reservam alojamentos de curta duração através de plataformas em linha e que uma grande maioria (89 %) dos que já efectuaram essas reservas considera que se trata de uma experiência positiva que recomendaria a outras pessoas.

Por outro lado, a rápida ascensão destes serviços pode ter um impacto para além do ecossistema do turismo, sendo que quase metade das pessoas inquiridas considera que o arrendamento de curta duração provoca um aumento dos incómodos causados pelos turistas, como o ruído, os congestionamentos e os resíduos, bem como preços mais elevados e pressões sobre a disponibilidade de habitação.

Os resultados do inquérito contribuirão para a avaliação da Comissão sobre a pertinência de eventuais novas medidas regulamentares, tal como anunciado no recente documento dos serviços da Comissão que descreve cenários para uma via de transição para o ecossistema do turismo. Os dados do Eurobarómetro complementarão igualmente as reações das partes interessadas decorrentes da consulta pública atualmente em curso relacionada com o arrendamento de curta duração. As conclusões do relatório do Eurobarómetro de hoje serão também apresentadas no primeiro dos dois seminários em linha sobre a economia do arrendamento de curta duração, esta sexta-feira.

O relatório completo e uma ficha informativa com os principais dados do inquérito Eurobarómetro estão disponíveis aqui.