CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Turismo

 

Alojamento Local continua em queda 'livre' em Maio, tanto em Lisboa como no Porto

29 de junho de 2020

O mês de Maio confirmou a paralisação do mercado de Alojamento Local (AL), com as taxas médias de ocupação neste tipo de alojamento a atingirem os 5% em Lisboa e os 3% no Porto. 

De acordo com a Confidencial Imobiliário no âmbito do SIR-Alojamento Local, mesmo incluindo alguns dias de desconfinamento, Maio agravou os já baixos níveis de ocupação observados em Abril, quando Lisboa registou uma taxa média de ocupação de 10% e o Porto de 11%. Em Maio de 2019 a ocupação média em Lisboa foi de 73% e no Porto de 66%. Em Março, a ocupação média do AL nas duas cidades rondou os 40%, reflectindo ainda a dinâmica de um mês que combinou períodos pré e pós-Covid.

Outro indicador da pressão da pandemia no AL, fortemente afectado pela suspensão global dos fluxos turísticos, é a quebra de 94% em Lisboa e 96% no Porto no número de noites vendidas, agravando as quedas observadas em Abril, que tinham sido, respectivamente, de 75% e 67%. 

Em consequência da travagem da ocupação, o RevPAR voltou a diminuir em maio, atingindo os 11 euros em Lisboa os 7 euros no Porto. Tais valores comparam, respectivamente, com os 15 euros e os 14 euros registados em Abril. No período homólogo, o RevPAR de Lisboa atingia os 58 euros e o do Porto os 44 euros. As diárias médias mensais dos alojamentos com ocupação em maio mantiveram-se, contudo, nos níveis habituais do mercado, atingindo 93 euros em Lisboa e 70 euros no Porto. 

Segundo a Confidencial Imobiliário os dados apurados no âmbito do SIR-Alojamento Local para Março e Abril foram revistos com uma nova análise das plataformas de reserva, no sentido de eliminar, ao máximo, efeitos de reservas com tarifas não reembolsáveis que não tenham tido tradução em ocupação efectiva, assim como ocupação para fins não turísticos que possa ter ocorrido nesse período. Daí resultou uma actualização em baixa de alguns indicadores, incluindo da taxa de ocupação.