CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Turismo

 

100 euros é o preço médio de uma diário no AL em Lisboa e Porto

4 de outubro de 2018

Em Agosto, a diária média anual no mercado de alojamento local em Lisboa situou-se nos 101,9 euros, apenas quatro euros mais do que os 97,9 euros registados no Porto.

Segundo a Confidencial Imobiliário, a diferença é, assim, agora de 4%, comparando com os cerca de 30% de gap verificados em Outubro de 2017, quando a diferença entre a diária média anual entre ambos os mercados atingia os 22,4 euros (a favor de Lisboa).  

Para Ricardo Guimarães, director da Confidencial Imobiliário, "esta atenuação da diferença de preços entre as duas cidades é resultado do contínuo crescimento da procura no Porto e da sua gradual afirmação como destino turístico, uma conjugação de fatores que permitiu a este mercado inverter a anterior lógica de competição pelo preço que era predominante numa altura em que a oferta cresceu de forma muito expressiva”.

Em Lisboa, o Chiado-Bairro Alto apresenta as diárias médias mais elevadas (138,4 euros), embora também o eixo Castelo-Alfama se situe acima dos 100 euros (109,9 euros). No Intendente esse valor atinge os 97,2 euros, enquanto que em Santos-Madragoa a diária média está em 90,2 euros.
No Porto, igualmente sem surpresas, o Centro Histórico lidera os preços (104,6 euros), seguido de Miragaia, onde a diária média está nos 98,3 euros, e no Bonfim, com um valor de 91,8 euros. 
Recorde-se que as diárias médias anuais no alojamento local subiram (em termos homólogos) 17,5% na cidade do Porto e 11,6% na cidade de Lisboa no 3º trimestre de 2018 (até final de agosto), de acordo com os mais recentes resultados do Índice de Alojamento Local (IAL) da Confidencial Imobiliário.