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Opinião

 

Vende-se, Aluga-se ou Dá-se!

11 de fevereiro de 2015

Nos últimos anos o imobiliário passou por várias fases:

Uma primeira fase de crescimento, onde tudo se vendia. O crédito era fácil e barato. Foram criadas muitas facilidades ao consumidor, que sem se aperceber, hipotecou o seu futuro e o futuro da sua família.

A banca ficou muito exposta ao sector imobiliário, tanto à construção como ao crédito hipotecário habitacional.

Numa segunda fase, com o colapso do “Lehman Brothers”, em 2008, houve uma brutal retracção do mercado financeiro, atingindo a América e a Europa. Portugal, naturalmente, não ficou imune.

E desta crise que inicialmente era financeira, passámos a uma crise económica. Os bancos deixaram de ter dinheiro para emprestar, a actividade imobiliária retraiu imediatamente. A falta de liquidez nos mercados fez colapsar muitas empresas, aumentando o desemprego. A desconfiança estava instalada e actividade económica parou.

Deste colapso financeiro e económico, passámos a uma terceira fase: Se não havia dinheiro para emprestar, se não havia pessoas para comprar, face ao aumento do desemprego e à desconfiança instalada, o número de incumprimentos aumentou (duplicou em seis anos), e os bancos passaram a ficar com demasiados activos nas suas carteiras, sobreavaliados, sem os conseguirem colocar no mercado.

Portugal vive hoje um momento impar de uma crise sem precedentes, com a actividade económica a baixar, o desemprego a aumentar, os bancos em fase de pós recapitalização, e com critérios de muito maior rigor no financiamento à economia, e de grande austeridade no sector imobiliário.

Vivemos por isso numa era de grande austeridade num mercado que, por isso mesmo, se tornou diferente. Antes tudo se vendia. Agora não!

Neste mercado cada vez mais sofisticado, competitivo e exigente, o marketing estratégico assume cada vez maior importância, em paralelo com o marketing operacional.

Cometer erros no sector imobiliário tem, regra geral, uma factura muito cara.

O Livro tem a preocupação de mostrar que, nos dias que hoje, não se pode pensar em vender o que se produz, mas é imperativo produzir o que se vende, fazendo uma ligação entre os conceitos teóricos da estratégia e do marketing, com a realidade do produto imobiliário.

Esta aplicação dos conceitos teóricos, na óptica estratégica e operacional à realidade do sector imobiliário, fazem deste livro uma referência para todos quantos trabalham ou pretendem trabalhar no sector imobiliário.

Diogo Pinto Gonçalves
Administrador da Selecta -SGFII, sa
Docente do ISEG -mestrado em Gestao e Avaliação Imobiliária

E autor do livro "Estratégia e Marketing Imobiliário - Vende-se, Aluga-se ou Dá-se!"