CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Opinião

 

Na pele do outro

14 de dezembro de 2020

Nem sempre fui consultor imobiliário e, na minha vida privada, por duas vezes recorri aos serviços de agências imobiliárias: quando vendi um imóvel que tinha e quando adquiri uma segunda habitação. E devo-vos dizer que percebo perfeitamente as desconfianças e a forma como os consultores são olhados e como a profissão é vista por quem não entende o que são os nossos desafios. Ainda para mais quando, a juntar a tudo isto, lidamos com construtores. Mas vamos por partes.

No primeiro caso, quando quis vender a minha casa, estava longe de achar que algum dia iria fazer disto vida. Por outro lado, não conhecia sequer o sector: não havia a massificação da internet e a publicidade das agências e dos consultores era feita em outdoors, jornais, caixas de correio e pouco mais. E não existiam publicações dedicadas em exclusivo ao imobiliário onde, por exemplo, poderia ler artigos de opinião que me ajudassem a formar um juízo de valor.

Por isso, quando a decisão de vender a casa foi tomada, caí no erro óbvio. Vi um anúncio de uma profissional que se reclamava como a melhor da zona e liguei-lhe para uma reunião. A conversa, devo dizer-vos, correu optimamente. Foram-me explicadas as vantagens, a divulgação, o potencial da zona e os preços do mercado. Assinei um contrato em exclusivo e pensei que o assunto seria resolvido, no limite, no prazo contratual. Passou um mês, dois, três, sem qualquer contacto nem qualquer visita. No quarto mês, o silêncio era total e eu nem percebia se estava perto ou longe de vender a minha casa porque não havia resposta aos mails nem aos telefonemas. Cansado desta indiferença, mandei uma carta registada com aviso de recepção a rescindir o contrato. Conseguem imaginar o que aconteceu? É verdade. Recebo um telefonema da “profissional” muito indignada porque estava a trabalhar imenso na venda do meu imóvel e que eu era o primeiro cliente que lhe fazia isto.

A segunda tentativa de vender esta casa já correu um pouco melhor. Contratei um novo profissional, de uma agência não tão conhecida do mercado. Tive visitas e notei logo outra dinâmica. A venda acabou por se fazer dois ou três meses mais tarde. Por conselho do consultor baixei o preço do imóvel e quando apareceu uma proposta dentro dos valores que eram os expectados, vendi.

Com dinheiro na mão e na pele já de cliente comprador andei à procura de um novo imóvel. Definido o budget e a zona, devo-vos dizer que só tenho a dizer bem dos profissionais que contactei na altura. É certo que deveria estar qualificado como muito motivado para comprar e sempre fui transparente em relação ao imóvel que queria e o que pretendia gastar. Essa parte correu muito bem.

O que acabou por correr mal foi a parte de lidar com o construtor, dono da casa a estrear onde acabei por ir morar. Era um mentiroso com todas as letras, que enganou o que conseguiu enquanto pôde. Do meu lado encontrou alguém que sabia bem o que queria e como queria e que não descansou enquanto as coisas não eram cumpridas segundo o que tinha ficado estabelecido. A personagem era de tal calibre que, anos mais tarde, encontro por acaso o consultor imobiliário que supostamente me tinha vendido a casa e descubro que o construtor tinha ficado a dever a este profissional a percentagem correspondente à comissão. Um verdadeiro aldrabão, portanto.

Poderão argumentar que a árvore não é a floresta e que há bom e mau em todo o lado. Nada mais verdadeiro. Mas, por vezes, colocarmo-nos na pele do outro – por necessidade ou por mera compreensão – levar-nos-á seguramente a entender algumas atitudes que os clientes tomam connosco ou em relação a este sector. Ou como, de forma genérica, vemos os clientes. Infelizmente, acho que temos ainda um longo caminho a percorrer. Todos, sem excepção.

Francisco Mota Ferreira

Consultor imobiliário